quinta-feira, 30 de junho de 2016

Almoxarifado central da Prefeitura é inaugurado

Com a inauguração do almoxarifado central, a Prefeitura de Nova Friburgo reunirá, em um só local, todos os medicamentos e materiais hospitalares da Saúde, garantindo maior controle, eficiência e economia. O novo almoxarifado foi inaugurado pelo prefeito Rogério Cabral quinta-feira, 30 de junho, em um dos galpões das antigas instalações da Fábrica ARP, na avenida Conselheiro Julius Arp.

O novo almoxarifado possui 1.400m2 divididos em dois andares. Nesse local serão estocados todos os medicamentos e materiais hospitalares adquiridos pela Prefeitura, através da secretaria de Saúde, que atende a 33 postos e 2 hospitais (Raul Serta e Hospital Maternidade) de Nova Friburgo. O antigo almoxarifado ficava localizado em um galpão na sede da Prefeitura, que possuía, aproximadamente 200m2.

De acordo com o secretário municipal de Finanças, Juvenal Condack, um dos muitos secretários municipais presentes à inauguração, a entrega do novo almoxarifado marca o início de um processo de controle que está sendo colocado na área da Saúde. “Quando criamos a secretaria de Infraestrutura e Logística foi para centralizarmos as compras da Prefeitura. O almoxarifado é a representação física desse gigantesco passo para o controle de excelência, transparência e economia”, disse.

Vale lembrar que em setembro de 2015, a secretaria de Saúde, através da subsecretaria de Atenção Básica e Coordenação Farmacêutica, e em parceria com o Ministério da Saúde, realizou a capacitação técnica para a utilização do Sistema de Gestão Farmacêutica – HORUS, do Ministério da Saúde. O sistema HORUS será utilizado no controle de estoque do município, que permitirá que se trace um perfil farmacoepidemiológico da população com relação à entrega de medicamentos para o uso racional e como medida prioritária.


Não teremos falta de medicamentos e material médico em pouco tempo, graças à aquisição do almoxarifado central e da informatização de toda a rede municipal de Saúde”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Rafael Tavares. De acordo com Rafael, a prefeitura está próxima de ter o conhecimento de tudo o que será consumido e a forma de como se dará esse consumo. “Demos um passo que possibilitará o planejamento de compras e controle”, afirmou.


O prefeito Rogério Cabral disse que “há um ano vem visitando o espaço onde hoje foi inaugurado o almoxarifado, fazendo levantamento de preço, passando pela secretaria de Finanças, seguindo toda a burocracia”. Para ele, organizar o município não é somente obras, mas implantar uma gestão eficiente e eficaz. “E o almoxarifado central é importantíssimo nesse sentido. O trabalho de gestão eficiente começa dentro de casa, dentro da nossa estrutura física”, afirmou.

Nenhum comentário: