quarta-feira, 29 de junho de 2016

Professores da rede municipal participam de palestras do projeto “Nossa Friburgo”

A secretaria de Educação reuniu professores da rede municipal para apresentação do projeto pedagógico “Nossa Friburgo”, iniciativa da Prefeitura que tem o apoio do Conselho Municipal de Educação. O encontro aconteceu na última sexta-feira, 24, no Teatro Municipal, e contou com palestras sobre Nova Friburgo nos séculos XIX, XX e XXI.

Antes do ciclo de palestras, alunos do Laboratório de Arte Glauber Rocha (Lagro), do CIEP 123 Glauber Rocha, encantaram o público presente com a apresentação teatral e de dança “Negro em Movimento”, exaltando a presença do negro na sociedade. Houve, ainda, uma homenagem para Maria da Penha de Souza Rocha, representante do grupo Grucon – Grupo de União e Consciência Negra, movimento de Cachoeiras de Macacu que defende os direitos dos negros desde 1982.


Na sequência, Rodrigo Marreto palestrou sobre “Friburgo, século XIX: a presença negra”. O professor explicou que quando os suíços chegaram na cidade, a escravidão já existia em Nova Friburgo, destacando que os negros escravos representavam 40% da população local naquela época. Depois foi a vez do professor de história João Raimundo de Araújo falar sobre “Friburgo, século XX: economia e sociedade”, que abordou o fim da escravidão, a chegada dos alemães na cidade e também o início do processo industrial.

Finalizando, o geógrafo Pedro Higgins tratou do tema “Friburgo, século XXI: espaço e meio ambiente”, explanando sobre aspectos físicos do município, tais como localização geográfica, limites, área territorial, vegetação, relevo e hidrografia. Falou, ainda, sobre a ocupação urbana de Nova Friburgo, ressaltando a importância dos professores entenderem como a cidade se organiza para que, então, possam propor aos alunos o estudo do meio através de trabalhos de campo, como ferramenta pedagógica.

O projeto ‘Nossa Friburgo’ foi lançado pela secretaria de Educação para ser feito pelos alunos, para os alunos, com a cara dos alunos” – conforme destacou a coordenadora dos anos iniciais, Caroline Klein. A iniciativa conta com o trabalho da equipe de Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) da secretaria de Educação e com a participação massiva dos professores do Ensino Fundamental I. No total, 1.900 alunos, de 71 escolas de oito distritos, estão envolvidos no projeto.

De acordo com a subsecretária pedagógica da secretaria de Educação, Rosali Condack, a ideia é que esta iniciativa pedagógica se transforme em um livro, como forma de documentar os registros e levantamentos histórico feito pelos alunos ao longo do projeto. “Cada escola vem pesquisando sobre a história do seu bairro, da sua comunidade. É um material riquíssimo que não pode se perder com o tempo. Queremos que toda pesquisa feita pelos nossos alunos hoje sirva para que, no futuro, outras crianças possam ter acesso a esse conhecimento” – finalizou a subsecretária.

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