A secretaria de Educação reuniu professores da rede
municipal para apresentação do projeto pedagógico “Nossa Friburgo”, iniciativa
da Prefeitura que tem o apoio do Conselho Municipal de Educação. O encontro
aconteceu na última sexta-feira, 24, no Teatro Municipal, e contou com
palestras sobre Nova Friburgo nos séculos XIX, XX e XXI.
Antes do ciclo de palestras, alunos do Laboratório de Arte
Glauber Rocha (Lagro), do CIEP 123 Glauber Rocha, encantaram o público presente
com a apresentação teatral e de dança “Negro em Movimento”, exaltando a
presença do negro na sociedade. Houve, ainda, uma homenagem para Maria da Penha
de Souza Rocha, representante do grupo Grucon – Grupo de União e Consciência
Negra, movimento de Cachoeiras de Macacu que defende os direitos dos negros
desde 1982.
Na sequência, Rodrigo Marreto palestrou sobre “Friburgo,
século XIX: a presença negra”. O professor explicou que quando os suíços
chegaram na cidade, a escravidão já existia em Nova Friburgo, destacando que os
negros escravos representavam 40% da população local naquela época. Depois foi a vez do professor de história João Raimundo de
Araújo falar sobre “Friburgo, século XX: economia e sociedade”, que abordou o
fim da escravidão, a chegada dos alemães na cidade e também o início do
processo industrial.
Finalizando, o geógrafo Pedro Higgins tratou do tema
“Friburgo, século XXI: espaço e meio ambiente”, explanando sobre aspectos
físicos do município, tais como localização geográfica, limites, área
territorial, vegetação, relevo e hidrografia. Falou, ainda, sobre a ocupação
urbana de Nova Friburgo, ressaltando a importância dos professores entenderem
como a cidade se organiza para que, então, possam propor aos alunos o estudo do
meio através de trabalhos de campo, como ferramenta pedagógica.
“O projeto ‘Nossa Friburgo’ foi lançado pela secretaria de
Educação para ser feito pelos alunos, para os alunos, com a cara dos alunos” –
conforme destacou a coordenadora dos anos iniciais, Caroline Klein. A
iniciativa conta com o trabalho da equipe de Ensino Fundamental (anos iniciais
e finais) da secretaria de Educação e com a participação massiva dos
professores do Ensino Fundamental I. No total, 1.900 alunos, de 71 escolas de
oito distritos, estão envolvidos no projeto.
De acordo com a subsecretária pedagógica da secretaria de
Educação, Rosali Condack, a ideia é que esta iniciativa pedagógica se
transforme em um livro, como forma de documentar os registros e levantamentos
histórico feito pelos alunos ao longo do projeto. “Cada escola vem pesquisando
sobre a história do seu bairro, da sua comunidade. É um material riquíssimo que
não pode se perder com o tempo. Queremos que toda pesquisa feita pelos nossos
alunos hoje sirva para que, no futuro, outras crianças possam ter acesso a esse
conhecimento” – finalizou a subsecretária.
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