quarta-feira, 8 de junho de 2016

Representantes da Jica visitam Nova Friburgo para mais uma etapa do Projeto Gides

Mais dois representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) estão em Nova Friburgo e foram recebidos pelo prefeito Rogério Cabral em seu gabinete na tarde desta segunda-feira, dia 6. A recepção ao especialista Akinori Naruto e o consultor Yoshimizu Gonai contou, também, com João Paulo Mori e Robson Teixeira, respectivamente secretário e subsecretário de Defesa Civil; Alexandre Sanglard e Viviane Melo, respectivamente secretário e subsecretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável; Bruno Mayer, subsecretário de Comunicação Social; e Pedro Henrique de Souza, secretário de Políticas sobre Drogas.


A visita de Naruto e Gonai é mais uma etapa do trabalho de capacitação de técnicos friburguenses para aplicação dos manuais de prevenção de desastres naturais desenvolvidos desde 2013, em parceria com o governo brasileiro através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e dos ministérios das Cidades, de Integração Nacional, de Ciência Tecnologia e Inovação e de Minas e Energia, para dar continuidade ao Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides) em execução em Nova Friburgo, Petrópolis e Blumenau, contempladas como cidades-piloto. A metodologia testada deverá ser aplicada em todo o país.

Durante mais de dois anos foram produzidos quatro manuais nas áreas de planejamento da expansão urbana, mapeamento de risco, previsão e alerta, e prevenção e reabilitação. É consequência do acordo de cooperação internacional junto ao governo japonês, detentor de vasta experiência e conhecimento em prevenção de desastres, visando o fortalecimento de ações integradas em gerenciamento de riscos. Este projeto resultou na construção dos manuais que contemplam a redução de riscos de desastres de sedimentos, a identificação dos riscos, o planejamento da expansão urbana, monitoramento, transmissão de informações e outros.

Rogério Cabral agradeceu a visita e a parceira firmada e enfatizou que tem o desejo de que as propostas continuem. Para tanto disponibilizou as equipes da prefeitura a fim de que não haja nenhuma interrupção no projeto.

Naruto e Gonai permanecem em Nova Friburgo até sexta-feira, dia 10, quando debatem o plano de atividades pactuado e as atribuições dos governos federal, estadual e municipal; a proposta de atualização do cronograma e a lista detalhada de atividades, a ser ajustada frente a atualização do cronograma.


Após a visita ao prefeito, os representantes da Jica participaram do grupo de trabalho que trata de mapeamentos de riscos, tema que continuou em pauta na manhã de terça-feira; à tarde debateram o tema prevenção e reabilitação. Na quarta-feira, o assunto a ser tratado é planejamento da expansão urbana, e, na quinta, previsão e alerta. Na sexta-feira pela manhã Naruto e Gonai encerram a vista a Nova Friburgo participando de reunião de trabalho do Projeto Gides.

Nenhum comentário: