sexta-feira, 15 de julho de 2016

2ª edição do “Deguste” será realizada neste sábado

Reunindo as principais cervejas artesanais da cidade, Food Trucks e muita música, o “Deguste” já nasceu sendo um sucesso. O calendário de eventos turísticos de Nova Friburgo ganhou sua própria feira mensal de cervejas artesanais, com direito a muito lúpulo e puro malte. A primeira edição aconteceu no dia 18 de junho, na Praça do Suspiro, e reuniu centenas de friburguenses e turistas.

A feira, que fomenta todo o setor turístico e de cervejas artesanais do município, conta com o apoio da Prefeitura, através da secretaria de Turismo e da ACervA de Friburgo – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Friburgo.


São presenças confirmadas na segunda edição do evento as cervejas artesanais Barão Bier, Buzzi Bier, Ranz Bier, Dual Bier, Veg Bier, Röter, W- Kattz, Frota do Chopp, Cazzera, Cervejaria Real e Donna. A ACervA Friburgo também estará presente com um stand falando sobre o crescimento do setor de cervejas artesanais em Nova Friburgo. O público poderá desfrutar de atrações musicais como “Trio Todo Som” às 12h, “As Fulanas” às 16h e “Capitão X” às 19h.

Rafael Avancini, um dos realizadores, explica que a ideia surgiu a partir do desejo dele e do sócio, Rodrigo Duarte, apreciadores de cerveja artesanal. O objetivo é desenvolver na cidade um evento que divulgue e promova as cervejas de boa qualidade produzidas na região. “Queremos reforçar a vocação de Nova Friburgo com relação à produção de cervejas artesanais, desenvolver e fomentar o mercado, principalmente o micro e pequeno produtor. Esperamos que o público se identifique com o Deguste, pois estamos trabalhando para transformá-lo num evento muito agradável para todos os públicos, e,. acima de tudo, que cada dia que passe, ao invés de simplesmente beber, as pessoas passem a degustar a cerveja”, disse Rafael.

Entre os principais objetivos da feira está o de incluir Nova Friburgo, definitivamente, na rota cervejeira artesanal do Estado; fomentar o turismo da cidade e fortalecer ainda mais o setor;  promover e divulgar as marcas das cervejas; aumentar a renda da cidade; ampliar o mercado consumidor e as oportunidades de negócios. 

De acordo com a Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – existem hoje no Brasil cerca de 300 microcervejarias, com faturamento de aproximadamente R$ 2 bilhões ao ano. E o segmento está em plena expansão. As cervejas artesanais vêm ganhando reconhecimento e espaço ao levar algo diferenciado a um mercado consumidor acostumado com produtos industriais de massa.

Em cada edição, além de fortalecer as marcas regionais, o objetivo é oferecer ao público atrações culturais, ações sociais, shows musicais ao vivo e música ambiente durante todo o evento. Além disso, é realizada a campanha do agasalho e campanha para a conscientização da população sobre a diminuição do lixo. As edições são sempre no terceiro sábado de cada mês. Para mais informações, acesse a página do Deguste Friburgo: www.facebook.com/degustenovafriburgo/?fref=ts. O evento acontece das 11h às 22h na Praça do Suspiro.

Lei de incentivo fiscal alavanca negócios com cervejarias artesanais em Nova Friburgo

O município de Nova Friburgo é pioneiro na criação da lei de incentivo para produção e comercialização de cervejas artesanais. O objetivo é movimentar a economia, fomentar o segmento de negócio e, claro, incrementar o turismo local, atraindo um público que, possivelmente, ainda investirá em outras áreas de negócio da cidade. 

A lei foi sancionada pela Prefeitura em agosto de 2015, com o objetivo de transformar o município na capital nacional da cerveja artesanal.

Atualmente, Nova Friburgo já é reconhecida como polo de cervejas artesanais e gourmets no Estado do Rio de Janeiro. A lei ainda permite que aproximadamente 900 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, mercearias, padarias, lojas de conveniências etc, possam beneficiar-se com a comercialização das cervejas artesanais. Além disso, as fábricas estão em estágio crescente de produção. Hoje, a capacidade de produção instalada em Nova Friburgo é de 120 mil litros/mês, com tendência ao crescimento. A produção é compatível com a venda e parte do que é produzido aqui é vendido em outras praças, especialmente no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: