sábado, 2 de julho de 2016

Alunos de escolas municipais tomam posse na Câmara Jovem

Vinte alunos da rede municipal de ensino foram diplomados como jovens vereadores na quinta edição da Câmara Jovem, durante sessão realizada na noite de terça-feira, dia 28, na Câmara Municipal de Nova Friburgo. Além do presidente do Legislativo friburguense, Márcio Damásio, e dos demais vereadores, participaram da sessão as professoras Tânia Rabello e Rogéria Fernandes, da secretaria de Educação (que representaram o secretário de Educação, Renato Satyro, e o prefeito Rogério Cabral), e Valescka Vogas e Jorge Ribeiro Fernandes, da Câmara Municipal, responsáveis pelo projeto.

Normalmente, a Câmara Jovem é realizada anualmente com 21 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, porém este ano foram 20 e somente de educandários municipais, dos colégios Dermeval Barbosa Moreira, Odette Penna Muniz e Rui Barbosa e das escolas Monsenhor José Antônio Teixeira, Rei Alberto I (Ibelga) e Dante Magliano. 

O objetivo é ampliar e solidificar a participação política da juventude estudantil do município. O Legislativo oferece aos jovens vereadores noções gerais sobre a estrutura administrativa do município e um completo conhecimento das atividades legislativas, além de dar aos alunos noção exata sobre o que é ser vereador e o papel principal de um representante da população junto ao poder municipal.

O presidente do Legislativo agradeceu a presença dos alunos, professores e diretores. Márcio Damázio falou do desenvolvimento desse projeto, na expectativa que seja de bom proveito para todos os alunos. Eles ouviram o depoimento de João Vitor Guerra Toledo, ex-jovem vereador, aluno do Educandário Miosótis, na primeira edição, em 2012, que falou de sua experiência e lembrou aos participantes que podem apresentar projetos e, mais tarde, possivelmente podem ser aproveitados pelos verdadeiros vereadores para se tornarem leis.

A Câmara Jovem – projeto de autoria do prefeito Rogério Cabral à época de vereador, com o vereador Marcelo Verly – é fruto de parceria entre o Legislativo e o Executivo friburguenses. Cabe à secretaria municipal de Educação mobilizar os alunos, que fazem curso de capacitação e aprendem como se portar como vereadores.


Ao final da sessão foi servido um lanche aos alunos participantes da Câmara Jovem.

Nenhum comentário: