domingo, 17 de julho de 2016

Comitê Intersetorial inicia ações com população em situação de rua

O Comitê Intersetorial de População em Situação de Rua iniciou na quarta-feira, 13, as ações de campo para o monitoramento da saúde dessa população pelas equipes do CREAS (Assistência Social) e de Atenção Básica (Saúde).

A ação foi iniciada com três cidadãos em situação de rua, que foram encaminhados ao Lar Abrigo Amor a Jesus (LAJE), parceiro na ação, onde tomaram banho, fizeram a barba, cortaram cabelo e receberam doação de roupas novas. Depois foram levados a Policlínica Sylvio Henrique Braune para realização de consulta médica e exames laboratoriais, além de encaminhamento para o Hospital Municipal Raul Sertã, onde fizeram exames específicos sugeridos pelos médicos para o acompanhamento e monitoramento da situação de saúde.

Desde maio, as ações de abordagens para o monitoramento da saúde da população de rua, com exames laboratoriais e realização de higienização e curativos, vem sendo deliberadas pelo comitê. A intenção é que esse trabalho de campo aconteça toda quarta-feira, através da equipe multidisciplinar do CREA e da equipe da secretaria de Saúde.

A ação desta quarta-feira, que contou com três abordadores – a coordenadora do CRES, Ana Paula Calvantti, uma clínica geral e uma pneumologista – faz parte do protocolo de intenção para atuação com a População em Situação de Rua que foi criado pelo comitê, que determina como será o procedimento desde o primeiro atendimento até o encaminhamento para reabilitação ou recambiamento à cidade de origem.

Nenhum comentário: