sábado, 16 de julho de 2016

Empresário carioca escolhe Nova Friburgo para instalar suas empresas

O empresário Luiz Cláudio Pinheiro dos Santos, carioca, engenheiro civil, professor de Física e estudante de Matemática, elegeu Nova Friburgo como sua nova cidade para residir e instalar suas empresas: a Infratec, empresa de células fotovoltaicas, e a Fribeer, cervejaria artesanal. Os motivos que o levaram a isso foram a economia estável da cidade, os incentivos fiscais e a organização da administração pública.

Segundo disse, há algum tempo ele tinha a expectativa de fugir da cidade grande. Daí ele começou a buscar cidades no interior do Rio de Janeiro com qualidade de vida e boa infraestrutura. “Quando vi Nova Friburgo, município com 180 mil habitantes, com fluxo financeiro e econômico ativos, onde o dinheiro circula, onde existe uma renda per capita boa e uma situação favorável ao comércio, me animei”.

A infraestrutura de Nova Friburgo foi outro ponto que chamou a atenção de Luiz Cláudio. Para ele, a cidade é bonita, limpa e, “às vezes, a gente se esquece que está no Rio de Janeiro, pelo fato de Friburgo se diferenciar nessas características de limpeza das ruas e boa iluminação pública. Todo esse contexto nos leva a crer que existe uma condição financeira favorável na cidade”, afirma.

Mas Nova Friburgo não é desconhecida de Luiz Cláudio. Sua família tem casa em Mury, distrito de Nova Friburgo, há 20 anos. Mas, confessa que se surpreendeu com a condição econômica da cidade, com as informações sobre a economia e, sobretudo, em relação à Prefeitura.

O empresário da Infratec e Fribeer, disse que teve uma grata surpresa ao saber da posição da cidade serrana no ranking da transparência: “o município tirou nota 10 na avaliação do Ministério Público e isso é algo de se admirar no Brasil em que estamos vivendo hoje. Enxergar uma cidade com as contas pagas, salários em dia e ainda complementando com recursos próprios as lacunas deixadas pelo governo do estado, como a UPA, e isso é maravilhoso”.

O Sebrae de Nova Friburgo foi o primeiro contato de Luiz Cláudio. Foi lá que ele conheceu a lei de incentivo às cervejarias artesanais e a sala do empreendedor, duas iniciativas do governo municipal que lhe incentivaram e estão lhe ajudando quanto à legalização de suas empresas. “Outro ponto que me estimulou a montar a minha cervejaria aqui foi o fato de Nova Friburgo estar na rota cervejeira”, disse.

De acordo com Luiz, ele já tinha visto nos noticiários que Nova Friburgo tinha criado uma lei de incentivo às cervejarias. Isso pesou em sua decisão de expandir e de montar uma cervejaria de maior porte: “os incentivos da prefeitura em isenção de IPTU e do Alvará, fora o fato de se ter o polo cervejeiro em Nova Friburgo, ajudaram na minha decisão”.

Mais uma vez volto a elogiar a prefeitura, que busca incentivar os negócios e o desenvolvimento do município. Creio que essa vontade é que torna essa cidade um grande atrativo para os empresários do Rio de Janeiro. A Sala do Empreendedor, então, dá bastante suporte para nós, empresários, pois tudo o que precisamos saber, como informações sobre leis, incentivos e licenças ambientais, encontramos lá”, conclui Luiz Cláudio.

Nenhum comentário: