segunda-feira, 18 de julho de 2016

Equipes técnicas da Jucerja e TCE/RJ promovem a ‘Caravana da Desburocratização’ na Região Serrana

Entre os dias 20 e 22 de julho uma equipe técnica formada por representantes da Junta Comercial do Estado do Rio de janeiro (Jucerja) e Tribunal de Contas do Estado do Rio de janeiro (TCE/RJ) estarão visitando cinco municípios da Região Serrana para promover a iniciativa chamada de “Caravana da Desburocratização”. A ideia é disseminar a importância de simplificar e automatizar os processos de legalização, com foco nos pequenos negócios, em prol do desenvolvimento econômico local.

A iniciativa conta com a participação do Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ e é uma demanda da Sala do Empreendedor de Nova Friburgo, que pretende reproduzir os procedimentos implantados pelo projeto “Rio Mais Fácil”, que foi desenvolvido pela prefeitura da capital para facilitar o licenciamento das empresas e pessoas físicas que desejam sair da informalidade. O conteúdo do projeto, que é considerado um caso de sucesso quanto a desburocratização, será compartilhado entre os representantes da Jucerja, TCE/RJ e técnicos locais.

O objetivo principal da Caravana da Desburocratização, no entanto, é mostrar aos municípios em que estará presente durante a semana, a importância de facilitar o processo de abertura, alteração e baixa de empresas, gerando segurança e agilidade para o poder público e empreendedores, com redução dos custos sociais e econômicos da informalidade, além da eliminação da burocracia no processo do registro e legalização de empresas.

Outra premissa da caravana inclui a busca pela adesão de 100% dos municípios do Rio de Janeiro ao Regin (Sistema Integrador Regional), que beneficia o empreendedor com a redução no tempo de abertura de empresas, dos custos de deslocamento; através de um ambiente único, simples, seguro e interativo, com informações e orientações consolidadas na internet, pagamento de taxas e tributos em meio eletrônico e informatização das obrigações acessórias.

Os municípios que receberão a visita da equipe da Caravana da Desburocratização são: Duas Barras e Sumidouro (20/07), Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena (21/07) e Nova Friburgo (22/07), onde também acontecerá um encontro com técnicos locais e a Rede de Agentes de Desenvolvimento da região, que vão participar do seminário “Simplificação do Licenciamento Empresarial – Tornando a vida dos gestores públicos e dos empresários muito mais simples”.

O evento contará ainda com um painel cujo tema é “Licenciamento de Negócios”, que terá a exposição do projeto “Rio Mais Fácil” (realizada por técnicos das secretarias municipais de Ordem Pública e Vigilância Sanitária do Rio de janeiro) e palestra sobre “Governança Pública e Desburocratização” (que será ministrada por auditor de Controle Externo do TCE/RJ).

A importância do tema

A desburocratização nos processos ligados ao empreendedorismo é destaque no relatório do Banco Mundial denominado Doing Business, o qual relata a facilidade de se fazer negócios em 189 países analisados. O documento é utilizado como vitrine para os investidores internacionais nas cidades em todo o mundo.

De acordo com esse relatório, o Brasil encontra-se na 116º posição, atrás de países como Gana, Quênia, Namíbia, Vietnã e Nepal.

Calendário de atividades da Caravana da Desburocratização

20/07
Duas Barras – 10h (na sede da prefeitura local)
Sumidouro – 14h (na sede da prefeitura local)

21/07
Trajano de Moraes – 10h (na sede da prefeitura local)
Santa Maria Madalena – 14h (na sede da prefeitura local)

22/07
Nova Friburgo – Seminário “Simplificação do Licenciamento Empresarial – Tornando a vida dos gestores públicos e dos empresários muito mais simples”.

10h – Painel: “Licenciamento de Negócios” (com exposição do “Rio Mais Fácil” e palestra: “Governança Pública e Desburocratização”).

13h – Encerramento.
Local: Avenida Alberto Braune, 224 – 3º andar – Centro Administrativo Cesar Guinle (antigo prédio da Oi).

Nenhum comentário: