sábado, 2 de julho de 2016

Futuros candidatos não podem, a partir de hoje, comparecer a inaugurações de obras públicas

02 de julho de 2016. Faltam 3 meses para as eleições municipais. É importante que os futuros candidatos fiquem atentos à Legislação Leitoral. 

A partir de hoje, de acordo com a Lei nº 9.504/1997, art. 73, incisos V e VI, alínea a, os agentes públicos não podem:

.nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados casos específicos.

A partir de hoje é vedado aos agentes públicos, de acordo com a Lei nº 9.504/1997, art. 73, inciso VI, alíneas b e c, e § 3º:

. autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral;

. fazer pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão, fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente, relevante e característica das funções de governo.

A  partir hoje é vedada, na realização de inaugurações, a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos (Lei nº 9.504/1997, art. 75).

A partir de hoje é vedado a qualquer candidato comparecer a inaugurações de obras públicas (Lei nº 9.504/1997, art. 77).

Confira o que diz o ministro Henrique Neves a respeito da Publicidade Institucional


Com informações do TSE

Nenhum comentário: