terça-feira, 26 de julho de 2016

Macuco continua investindo em melhorias para o setor de saúde

No momento em que assumiu a função de prefeito, o cardiologista Félix Lengruber decidiu que o setor de saúde seria prioridade absoluta em sua administração. Desde então, vem trabalhando na implantação de projetos nesse sentido. A construção do Hospital de Macuco, sonho antigo do povo local, e o aumento na oferta de especialidades médicas, são apenas algumas das ações que avalizam sua intenção.

Seguindo a mesma diretriz, o secretário de Saúde Carlos Maturana e o odontologista João Batista Oliveira participaram na quarta-feira, 20, da reunião da CIR (Comissão Intergestora Regional). Integrante do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde da Região Serrana, a CIR teve seu encontro realizado em Nova Friburgo, onde os representantes de Macuco interagiram com técnicos e demais secretários presentes. A coordenação ficou a cargo da secretária Executiva do CIR, Nathália Busch, e contou ainda com a colaboração de Solange Cirico, apoiadora Regional do COSEMS/RJ (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro).

De acordo com Maturana, um excelente debate foi promovido entre os membros da comissão com o objetivo de estabelecer diretrizes a serem adotadas pelas secretarias na concretização de trabalhos eficientes e incisivos, capazes de enfrentar emergentemente a grave crise econômica que assola os municípios. “Além disso, estamos estudando formas de ampliar ações de educação continuada e, com isso, conquistar novas vagas para garantir a capacitação da nossa equipe de saúde, o que seria muito salutar para a população, que consequentemente sairia ganhando com o aumento na qualidade dos atendimentos”, garante o secretário.

Após a reunião, os representantes de Macuco se dirigiram ao Hospital Raul Sertã, onde visitaram setores estratégicos na regulação de procedimentos como exames, realização de hemodiálise e consultas. “Nosso planejamento tem como ponto de partida uma parceria entre as secretarias de Saúde de Macuco e Nova Friburgo, com aporte do SUS (Sistema Único de Saúde), visando à ampliação de procedimentos e ao aumento no número de consultas especializadas para os macuquenses”, explica Carlos Maturana.

Antes de retornar a Macuco, a dupla visitou a Unidade de Pronto Atendimento de Nova Friburgo (UPA) para conhecer a estrutura e dialogar com os profissionais. “Aqui, nossa intenção é buscar aprimoramento para implantá-lo em nossa rede de Urgência e Pronto Atendimento em Macuco”, concluiu o secretário.

Nenhum comentário: