Buscando aprimorar e adequar os serviços oferecidos às reais
necessidades da população, na tarde da última segunda-feira (25), a Prefeitura
realizou uma reunião com representantes da concessionária de transporte público
de Nova Friburgo (Faol) e da RioCard, empresa responsável pelo sistema de
bilhetagem eletrônica, e cobrou inúmeras melhorias que haviam sido acordadas
anteriormente, mas que ambas empresas vêm deixando de cumprir.
Atualmente, com o cartão, o friburguense pode fazer a
integração em qualquer ponto da cidade, mas as pendências deixadas pelas
empresas vêm gerando insatisfações por parte dos usuários. Uma das medidas
solicitadas pelo Poder Municipal a ser implantada é a expansão e pulverização
dos postos de recarga de cartões (POS) para vários pontos de Nova Friburgo,
principalmente os distritos e bairros mais afastados. Além da implantação
dessas novas unidades, a empresa se comprometeu a instalar, o mais breve
possível, duas novas máquinas na Estação Livre para que seja feita a recarga
com orientações sobre o procedimento. Devido a várias solicitações dos
usuários, a Prefeitura solicitou que algumas linhas como Alto de Olaria,
Cascatinha e Catarcione voltem a parar na Estação Livre a partir do dia 01 de
agosto.
A Prefeitura solicitou também, em caráter de urgência, o
funcionamento da loja de recarga aos sábados. Além disso, foi cobrada da
RioCard uma campanha informativa mais eficaz que atinja a todos os usuários de
transporte público da cidade, que foi acordada com a empresa e não aconteceu
com a eficácia esperada, gerando dúvidas e insatisfação.
Para conforto do usuário, o Poder Municipal solicitou da
Faol dez novos bancos para serem instalados na Estação Livre. Também foram
debatidos com os representantes da empresa de ônibus temas como possíveis
mudanças nos itinerários para melhoria do trânsito, ampliação de horários e
limpeza e conservação da frota. O funcionamento de um painel eletrônico, já
instalado na Estação Livre, de responsabilidade da concessionária de transporte
público, foi cobrado pela Prefeitura para entrar em vigor com urgência. Através
do painel os usuários terão acesso ao horário de chegada e partida de todas as
linhas.
As cobranças feitas à Faol e à Riocard integram as
constantes fiscalizações e o contínuo acompanhamento que a Prefeitura de Nova
Friburgo faz para solucionar os problemas que possam ocorrer e contribuem para
a melhoria dos serviços de transporte oferecidos nas cidade.
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