domingo, 31 de julho de 2016

Prefeitura 'aperta' empresas de ônibus e de bilhetagem eletrônica para garantir integração e melhorias

Buscando aprimorar e adequar os serviços oferecidos às reais necessidades da população, na tarde da última segunda-feira (25), a Prefeitura realizou uma reunião com representantes da concessionária de transporte público de Nova Friburgo (Faol) e da RioCard, empresa responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica, e cobrou inúmeras melhorias que haviam sido acordadas anteriormente, mas que ambas empresas vêm deixando de cumprir.

Atualmente, com o cartão, o friburguense pode fazer a integração em qualquer ponto da cidade, mas as pendências deixadas pelas empresas vêm gerando insatisfações por parte dos usuários. Uma das medidas solicitadas pelo Poder Municipal a ser implantada é a expansão e pulverização dos postos de recarga de cartões (POS) para vários pontos de Nova Friburgo, principalmente os distritos e bairros mais afastados. Além da implantação dessas novas unidades, a empresa se comprometeu a instalar, o mais breve possível, duas novas máquinas na Estação Livre para que seja feita a recarga com orientações sobre o procedimento. Devido a várias solicitações dos usuários, a Prefeitura solicitou que algumas linhas como Alto de Olaria, Cascatinha e Catarcione voltem a parar na Estação Livre a partir do dia 01 de agosto.

A Prefeitura solicitou também, em caráter de urgência, o funcionamento da loja de recarga aos sábados. Além disso, foi cobrada da RioCard uma campanha informativa mais eficaz que atinja a todos os usuários de transporte público da cidade, que foi acordada com a empresa e não aconteceu com a eficácia esperada, gerando dúvidas e insatisfação.

Para conforto do usuário, o Poder Municipal solicitou da Faol dez novos bancos para serem instalados na Estação Livre. Também foram debatidos com os representantes da empresa de ônibus temas como possíveis mudanças nos itinerários para melhoria do trânsito, ampliação de horários e limpeza e conservação da frota. O funcionamento de um painel eletrônico, já instalado na Estação Livre, de responsabilidade da concessionária de transporte público, foi cobrado pela Prefeitura para entrar em vigor com urgência. Através do painel os usuários terão acesso ao horário de chegada e partida de todas as linhas.

As cobranças feitas à Faol e à Riocard integram as constantes fiscalizações e o contínuo acompanhamento que a Prefeitura de Nova Friburgo faz para solucionar os problemas que possam ocorrer e contribuem para a melhoria dos serviços de transporte oferecidos nas cidade.

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