sexta-feira, 8 de julho de 2016

Prefeitura realiza reunião com feirantes sobre padronização e modernização das feiras livres de Nova Friburgo

Na terça-feira, 5 de julho, pela manhã, cerca de 60 feirantes de Olaria e do bairro Ypú compareceram ao auditório da Oi. Na ocasião foi realizada ​a segunda reunião para apresentação d​o novo projeto para as feiras ​da cidade. O objetivo é o enquadramento da lei municipal nº 3.784, que dispõe sobre a padronização das feiras livres realizadas no município, o que possibilitará uma melhor organização, com todas as barracas numeradas e padronizadas.


Dentre os dispositivos da lei está prevista a padronização dos uniformes dos feirantes e barracas, setorização dos produtos comercializados e instalação de contentores nos arredores da feira. A lei visa melhorar a qualidade e higiene dos produtos, além de criar uma parceria entre feirantes, consumidores e o Poder Executivo.

A meta é que turistas e friburguenses possam fazer as compras dos produtos regionais com mais qualidade e conforto. Na reunião, os feirantes presentes foram informados que todos os cadastros antigos precisam ser refeitos e que é imprescindível que todos se adequem, fazendo o seu cadastramento para a regularização de suas barracas e serviços oferecidos.

A Prefeitura realizará outras reuniões com os feirantes em breve para uma melhor explicação de todos os detalhes. Na ocasião, foi solicitado que seja montada uma associação para que tudo fique mais organizado.

O subsecretário de Posturas, Cleverson Freitas, afirmou que “o objetivo é que as feiras fiquem esteticamente mais bonitas. Cada feirante vai arcar com o custo da sua barraca. A ideia inicial é que a lona seja azul, pret​a e branca, que são as cores de Nova Friburgo. Outra ideia é que contenham as bandeiras das colônias da cidade e, no topo, o nome do feirante, da barraca ou até mesmo do patrocinador.

Não é cobrada taxa para cadastramento e, para tirar a licença, o feirante deve dirigir-se à subsecretaria de Posturas levando todos os documentos necessários para a solicitação de pedido de autorização como vendedor ambulante: cópias do CPF, RG e comprovante de residência, além de cartas solicitando autorização, informando a qualificação, o produto pretendido e apontar 3 endereços.

Depois do prazo final, que ainda será estipulado, caso o feirante não tenha se cadastrado, pode ser multado e ter seu material apreendido.​

Nenhum comentário: