segunda-feira, 11 de julho de 2016

Professores municipais são capacitados em prevenção ao bullying e dependência química

A formação do Projeto Tosco em Ação foi realizada na última quarta-feira, 6 de julho, para professores da rede municipal de ensino de Nova Friburgo. Essa capacitação foi feita pela equipe da antiga Sepredeq (secretaria estadual de prevenção à dependência química), em parceria com as secretarias municipais de Políticas sobre Drogas e Educação, no auditório César Guinle.


O curso realizado das 8h às 16h30min, foi direcionado a 50 professores. Foram promovidas dinâmicas que serão replicadas aos alunos de 11 a 14 anos, do 6o ao 9o anos da rede municipal de ensino objetivando o trabalho sobre as questões de prevenção ao bullying e outras manifestações de violência, uso de drogas, melhoria do relacionamento familiar e do relacionamento professor-aluno, incentivo ao protagonismo juvenil, superação e vontade de vencer na vida.

O projeto “Tosco em Ação” baseia-se no livro do filósofo Gilberto Matje. Ele conta a história de um adolescente (o Tosco) que vive experiências dolorosas ligadas à violência e ao uso de drogas. No curso, foi distribuído material didático que dará suporte aos professores para trabalharem em sala de aula com seus alunos. Esse material acompanha o livro.


Estiveram presentes à formação o secretário de Estado de Prevenção à Dependência Química/Política Antidrogas, Filipe de Almeida Pereira; o secretário municipal de Políticas sobre Drogas, Pedro Henrique de Souza; a subsecretária pedagógica da secretaria municipal de Educação, professora Rosali Condack; além de coordenadores da secretaria de Educação e orientadores pedagógicos e educacionais da rede municipal de ensino.

De acordo com Filipe, estudos apontam mudanças significativas no comportamento dos alunos: “a cada R$ 1,00 investido em prevenção, o estado economiza R$ 100,00 em tratamento e repressão às drogas”, disse. O Tosco em Ação teve resultados positivos comprovados em mais de duas mil escolas de sete estados: Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Roraima, Rio Grande do Sul, Piauí e Paraná.

Ao todo, serão contemplados 21 municípios no Estado do Rio de Janeiro, os quais foram divididos em 11 blocos. Nova Friburgo será a sede do bloco 10, que envolve os municípios de Sapucaia e Bom Jardim. Nesses três municípios, o projeto vai beneficiar 20 escolas, 290 professores e 1.608 alunos. Ao todo, serão beneficiados 150 mil alunos até a fase final do projeto em todo o Estado do Rio.

Nenhum comentário: