quarta-feira, 13 de julho de 2016

Sala do Empreendedor de Friburgo é a primeira no Estado a participar de programa que visa potencializar suas ações em prol dos pequenos negócios

A Sala do Empreendedor de Nova Friburgo está participando do Programa Sebrae de Fortalecimento do Ambiente de Negócios (Prosfan), que tem como objetivo aprimorar o desempenho das atividades exercidas neste espaço, expandir os níveis de abrangência e implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, além de tornar o ambiente territorial e institucional mais favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios.

Através do Prosfan, as salas presentes nos municípios fluminenses receberão classificações como “ouro” (avançada), “prata” (intermediária) e “bronze” (básica), conforme seus respectivos desempenhos, quantidade de serviços oferecidos e nível da qualidade no atendimento. A Sala do Empreendedor de Nova Friburgo é pioneira nesta iniciativa.

De acordo com Flávia Guedes Gonçalves, coordenadora da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae/RJ, o Prosfan é uma ferramenta que ajuda a promover a institucionalização de ações voltadas para benefício dos pequenos negócios. “O Prosfan apresenta-se como uma alternativa de ampliar a atuação qualitativa e gerencial do Sebrae/RJ em políticas públicas, ofertando aos municípios fluminenses um amplo arcabouço de ações capazes de expandir os níveis de abrangência e implementação da Lei Geral. Esse programa também é composto, entre outros itens, de uma consultoria de reposicionamento da Sala do Empreendedor, com vistas a uma classificação de suas atividades”, explica. 

Para o subsecretário municipal de Planejamento, Carlos Wiss Boueke, que coordenada as atividades da Sala do Empreendedor de Nova Friburgo, o Prosfan ajuda no fortalecimento e aprimoramento das ações e do ambiente de trabalho, favorecendo ações que visam o desenvolvimento das pequenas empresas. “A parceria com o Sebrae/RJ e nossa adesão ao programa, são fundamentais para nosso aprimoramento enquanto atuamos em um segmento que visa o desenvolvimento da economia local. Por meio do Prosfan, entramos em uma dimensão de atuação que prima pela qualidade com efetividade, com foco em resultados que sejam realmente capazes de transformar a realidade das micro e pequenas empresas em nossa região”, destaca.


O Prosfan, que teve início neste ano, compõe uma nova fase dos esforços que o Sebrae/RJ realiza quanto ao processo de implementação da Lei Geral nos municípios fluminenses. Até então, muitos esforços foram empreendidos no sentido de fortalecer os pequenos negócios, mas havia a necessidade de maior convergência de ações entre a instituição e o poder público, que agora começam a se concretizar através do programa.

A estimativa é que, até o final de novembro, as consultorias de reposicionamento prestadas à Sala do Empreendedor de Nova Friburgo pelo Sebrae/RJ sejam concluídas e que suas atividades obtenham a maior classificação possível.

Nenhum comentário: