quinta-feira, 14 de julho de 2016

Secretário de Turismo de Nova Friburgo fala sobre a passagem da tocha pela cidade

A tocha olímpica passa por Nova Friburgo no próximo dia 30 de julho. Este é o assunto do momento na cidade. E o secretário de Turismo, Nauro Grehs, tem sido constantemente requisitado para abordar o assunto. Na manhã desta quarta-feira, dia 13, ele esteve na Luau TV, onde gravou para o programa “Papo Olímpico”. O secretário enfatizou que esta é uma grande oportunidade do governo municipal e o povo friburguense mostrarem a cidade recuperada da tragédia climática de janeiro de 2011.

Na passagem da tocha olímpica por Nova Friburgo no dia 30 haverá muita festa, incluindo as centenárias bandas de música Euterpe Friburguense e Campesina, escolas de samba e blocos, entre outras agremiações. 

Um dos pontos altos será a descida da tocha olímpica pelo teleférico, na Praça do Suspiro, um dos locais mais atingidos em 2011, junto com a Capela Santo Antônio – uma imagem que correu o mundo -, agora recuperados. 

O cortejo da tocha olímpica terá início no bairro Ponte da Saudade; passará pelo centro da cidade e será encerrado na Via Expressa, no bairro Olaria, com grande celebração e acendimento da pira olímpica. 

O trabalho de preparação para este evento em Nova Friburgo já vem sendo desenvolvido há um ano, envolvendo equipes do governo municipal, Convention Bureau, empresários e comunidade local. Vários encontros já foram realizados, visando o aspecto da segurança de todo o evento, inclusive com representantes da Força Nacional e Polícia Federal. Cerca de 400 pessoas de fora estarão envolvidas na passagem da tocha por Nova Friburgo, além de outras 200 da prefeitura.

No “Papo Olímpico” da Luau TV, Nauro Grehs frisou a missão da passagem da tocha olímpica: de mostrar Nova Friburgo recuperada para o mundo. Afinal, disse o secretário, a imagem que ficou para muitas pessoas foi de que tudo caiu e nada foi feito. Será mostrado na ocasião que atualmente o teleférico está funcionando e a Capela Santo Antônio foi restaurada, além de levantar a autoestima dos friburguenses.

Jornalistas do mundo inteiro deverão estar em Nova Friburgo para cobrir o evento. 

Como “capital estadual da flor”, produtores distribuirão flores; a banda Euterpe Friburguense se apresenta na Praça do Suspiro e a banda Campesina na Via Expressa, em Olaria. Vai ser mostrado um pouco do carnaval friburguense, considerado o segundo do Estado do Rio, com escolas de samba e blocos; haverá aulas de dança da terceira idade. Enfim, uma grande festa para friburguenses, visitantes de cidades próximas e turistas, entre 15h e 21h. “Nós vamos mostrar tudo que Nova Friburgo tem de bom para o mundo inteiro”, frisou Nauro.

O secretário de Turismo acentua que o grande legado da passagem da tocha olímpica será o destaque de Nova Friburgo no trade turístico, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, considerado seu maior polo emissor de turismo. O movimento de turistas está sendo aguardado, segundo Nauro, até o mês de setembro, pois muitos turistas permanecerão no Rio de Janeiro após o encerramento das Olimpíadas.

O povo está sendo convocado a participar dessa festa no último sábado antes das Olimpíadas.“Nós conclamamos os friburguenses a mostrar a todos que nos visitam quem somos. Venham para a rua abraçar a tocha olímpica”, encerrou Nauro.

Nenhum comentário: