segunda-feira, 22 de agosto de 2016

1º Seminário de enfrentamento ao Zika Virus e Microcefalia

A epidemia do Zika Vírus (Zika V) é um dos graves problemas de saúde pública já enfrentado no Brasil. A Microcefalia era, até meados do ano passado, uma doença considerada rara no país e no mundo. O número de casos explodiu a partir de agosto de 2015, meses depois de uma epidemia de Zika V no Nordeste.

No sentido de reflexão e qualificação da Atenção Básica, a secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Friburgo realizará um seminário na quinta-feira, 25 de agosto, no auditório da Policlínica Silvio Henrique Braune, às 9h30, para os profissionais da saúde.

Segundo Margarida Schimidt, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, e Adolescente da secretaria de Saúde, o objetivo do seminário vai de encontro com a necessidade de construir espaços de reflexão, rodas de conversa para gerar estratégias de enfrentamento a serem utilizadas pelos profissionais de saúde. Por isso, surge a oportunidade de qualificação em relação às novas tecnologias relacionais em saúde e ao próprio uso da Caderneta de Saúde da Criança.

Programação do I Seminário de Enfrentamento ao Zika Vírus, Microcefalia e Lesões do SNC:

Uma Estratégia de Construção da Linha de Cuidado às Gestantes, Bebês e Familiares.

09h – Acolhimento
09h30 – Abertura: secretário municipal de Saúde-NF. Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde;

10h – Semana da Amamentação. “Amamentação: bom para seu filho, para você e para o planeta: uma estratégia de cuidado às crianças com Síndrome da Zika congênita.” – Rosane Siqueira – consultora de Saúde da Criança do MS no RJ e Eunice Amaral- pediatra do Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro.

10h15 – Apresentação do Protocolo do Ministério da Saúde – MS, enfrentamento da ZIKA V, versão atualizada – março de 2016 – Rosane Siqueira – consultora de Saúde da Criança do MS no Rio de Janeiro;

10h30 – Discussão de caso clínico – Maria da Conceição Salomão – área técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da SES-RJ e Coordenação de Programas de Teresópolis;

11h – Apresentação do Protocolo de Microcefalia de Nova Friburgo e fluxo de linha de cuidado para gestantes e bebês – Maria Margarida Schimidt – coordenadora da Saúde da Criança/Aleitamento Materno e Adolescente de Nova Friburgo e Gracia Massad – coordenadora de Saúde da Mulher de Nova Friburgo.

Nenhum comentário: