domingo, 28 de agosto de 2016

Centro de Cidadania LGBT Serrana comemora o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Na sexta-feira, dia 26, o Centro de Cidadania LGBT Serrana – Hanna Suzart – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho da Prefeitura de Nova Friburgo – iniciou as comemorações pelo Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, quando promoveu a roda de conversa “A Saúde das Mulheres Lésbicas e Bissexuais”, com palestra ministrada por Marcelle Esteves, ativista lésbica, vice-presidente do Grupo Arco-Íris e secretária da Igualdade Racial da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

A programação prossegue na segunda-feira, 29, Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, quando o Centro LGBT apoia o ato público que será protagonizado pelo Coletivo Feminista de Nova Friburgo, em frente ao Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), situado na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro, às 17h, com a distribuição de materiais informativos visando o fortalecimento da luta por respeito, direitos e visibilidade das mulheres lésbicas, bissexuais e trans.

HISTÓRICO E LUTA – O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica foi criado por ativistas lésbicas brasileiras e dedicado à data em que aconteceu o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), ocorrido em 29 de agosto de 1996, no Rio de Janeiro.

A resistência feminista luta por uma sociedade sem machismo, racismo, elitismo, bifóbia, lesbofóbia, transfóbia e todas as outras formas de opressões, fortalecendo todas as mulheres, independentemente da sua orientação sexual.

As manifestações pelo Dia Nacional da Visibilidade Lésbica também visa a reflexão da sociedade de hoje, declaradamente misógina, onde se banaliza a violência contra a mulher, que saiu do espaço privado e passa a ser tolerada nos espaços públicos. Por isso o convite à sociedade para discutir esta onda conservadora e dar um basta no avanço da violência contra as mulheres.

Mais informações no Centro LGBT, que funciona na Avenida Alberto Braune, 223, no prédio anexo à prefeitura, no Centro, ou pelo telefone 2523-7907.

Nenhum comentário: