quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Dia nacional da Vigilância Sanitária tem ações em Nova Friburgo

Nesta sexta, 5 de agosto, é comemorado o dia nacional da Vigilância Sanitária. A equipe da Divisão de Vigilância e Fiscalização Sanitária de Nova Friburgo, objetivando incentivar a comemoração da data, vem, através da subsecretaria de Comunicação Social, informar que ​o órgão já tem como prática rotineira ações fiscalizatórias e orientação dos comerciantes informando-os dos sobre a necessidade de capacitação de seus funcionários através de curso de manipulador de alimentos no site da anvisa, entre outras capacitações existentes.

O objetivo das ações previstas para a semana da vigilância sanitária é informar o consumidor, através dos veículos de comunicação, que evitem a compra e consumo de carne pré-moída e/ou temperada sem selo de inspeção, cloro em recipiente inadequado (garrafa PET), queijo e massa de pastel fora da refrigeração, observar a procedência dos produtos de origem animal e alimentos em geral e produto domissanitário sem responsável técnico, exigindo que a licença sanitária esteja em local visível no estabelecimento.

Vale ressaltar a importância da formalização e legalização dos estabelecimentos. Este serviço é disponibilizado pela Prefeitura através da sala do empreendedor, que funciona no salão azul da sede do poder municipal.

Pierre Gripp, coordenador da Vigilância e Fiscalização Sanitária de Nova Friburgo, fala da importância do trabalho do órgão: “somos responsáveis por um trabalho de licenciamento, ações educativas no comércio de alimentos, hospedagem, clubes, academias, consultórios, clínicas, laboratórios, farmácias, drogarias, farmácias de manipulação, distribuidores e etc. Destacamos algumas ações em especial para essa semana pelo dia nacional da Vigilância Sanitária. Esses itens são, em sua maioria, as inadequações que mais encontramos no nosso dia a dia quando fazemos as ações fiscalizatórias.”

Para solicitações de licença sanitária ou denúncias, a Vigilância Sanitária fica situada na rua Augusto Cardoso, n° 62, no Centro (antigo posto de saúde e Fundação Leão XIII). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 22 2523-1958 ou pelo e-mail visanf@pmnf.rj.gov.br.

Nenhum comentário: