domingo, 28 de agosto de 2016

Nova Friburgo lembra Dia Nacional de Combate ao Fumo

A subsecretaria de Vigilância em Saúde realizará evento no dia 29, segunda-feira, na unidade de Estratégia de Saúde da Família 2 de Olaria, que fica na rua Espírito Santo, a partir das 13h30. Neste dia será realizada roda de conversa com ex-fumantes atendidos na unidade, mas o evento é aberto para todos.

O setor de Promoção em Saúde da subsecretaria ainda informou que serão realizadas atividades em 10 unidades de saúde do município, com uma abordagem breve sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Em junho de 2010, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde implantou em nosso município o Programa de Controle do Tabagismo, com objetivo reduzir a prevalência de fumantes e, consequentemente, a morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco. O tratamento para os fumantes segue o preconizado pelo Ministério da Saúde: sessões em grupo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, equipe multidisciplinar com profissionais capacitados para o atendimento ao fumante e utilização de medicamentos quando necessário. 

Inicialmente, o paciente é acolhido na Unidade, através de um contato individual com um profissional qualificado que colhe sua história e o orienta sobre o tratamento, que tem duração de doze meses, com quatro encontros semanais, seguidos por um encontro mensal.

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado em 29 de agosto. Nesse dia, várias ações são feitas para reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Criado em 1986, pela Lei Federal 7.488, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde pública.

Para aproveitar o momento de valorização do esporte no Brasil devido aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o tema das ações este ano é relacionado ao esporte e possui como slogan: #MostreAtitude: sem o cigarro sua vida ganha mais saúde.

A associação desse tema com o controle do tabaco pode potencializar o alcance dos seguintes objetivos: prevenção da iniciação – o esporte pode manter os jovens longe do tabaco pela preocupação em manter a boa saúde e por favorecer a socialização; apoio à cessação – a prática de atividade física é um aliado importante no processo da cessação do tabagismo. 

Um fator que assombra muitas pessoas que querem ou, efetivamente, param de fumar é o ganho de peso, que acaba se constituindo numa importante causa de recaída. A prática de atividade física, nesse caso, aliada à alimentação adequada e a outras estratégias comportamentais, contribui para manejar esse problema, diminuindo a chance de recaída ou a não adesão ao tratamento, e promoção de ambientes livres de fumaça do tabaco – disseminar a ideia de incoerência do uso de tabaco em locais utilizados para prática de esportes, assim como reforçar a implementação da legislação Nacional sobre ambientes livres de fumo (Lei12.547/11).

A campanha tem como foco o público jovem e adulto (aproximadamente de 13 a 35 anos), de ambos os sexos, fumantes ou não. A opção por focar no público jovem é parte da estratégia para prevenir a experimentação e a iniciação (que ocorrem principalmente entre adolescentes e jovens, aproximadamente dos 13 aos 25 anos).

É importante destacar que a epidemia global do tabaco mata quase cinco milhões de pessoas por ano, das quais mais de 600 mil são não fumantes, vítimas do fumo passivo (OMS, 2003). No Brasil, estima-se que cerca de 200.000 mortes/ano são decorrentes do tabagismo (OPAS, 2002).

Sem alterações neste cenário, estão previstas mais de oito milhões de mortes por ano a partir de 2030. Mais de 80% dessas mortes evitáveis atingirão pessoas que vivem em países de baixa e média renda.

Unidades que realizam o tratamento para fumantes

Policlínica Norte
Policlínica Centro
Unidade Básica de São Geraldo
Posto de Saúde Tunney Kassuga
Estratégia de Saúde da Família Olaria II
Estratégia de Saúde da Família Nova Suíça
Estratégia de Saúde da Família de Stucky
Estratégia de Saúde da Família do Cordoeira
Estratégia de Saúde da Família de Olaria III
Estratégia de Saúde da Família de Riograndina

Nenhum comentário: