sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Profissionais da Saúde de Nova Friburgo participam de seminário sobre Zika Virus e Microcefalia

Os profissionais da Saúde de Nova Friburgo, da área da Atenção Básica, participaram na quinta-feira, 25 de agosto, do 1º Seminário de Enfrentamento ao Zika Vírus e à Microcefalia. O evento aconteceu no auditório do Posto Sílvio Henrique Braune. Um dos principais focos do seminário foi a abordagem sobre o protocolo para o Zika Vírus em Gestantes e Crianças em Nova Friburgo, que foi criado pela Secretaria Municipal de Saúde com base nos protocolos do Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde da Prefeitura, Rafael Tavares, abriu o seminário. Ao seu lado estavam a subsecretária Sueli Scotelaro Porto; o diretor da policlínica Centro (Sílvio Henrique Braune), Romil Taó; a consultora de Saúde da Criança do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Rosane Siqueira, e a técnica do Comitê do Aleitamento da Secretaria de Estado de Saúde, Maria da Conceição Salomão.


A participação dos funcionários da Atenção Básica foi muito positiva lotando o auditório. Ao todo, foram 60 profissionais da Estratégia de Saúde da Família, das Unidades Básicas do município, além dos parceiros Maternidade, Apae e secretaria de Assistência Social. Grupo esse, que forma a rede de atenção materno-infantil em Nova Friburgo.

Margarida Schimidt, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, e Adolescente da secretaria de Saúde de Nova Friburgo afirmou que o número de casos suspeitos com o ZK em gestantes no município foi de 80. Porém, apenas seis desses casos foram diagnosticados positivos, sem nenhum dos bebês apresentarem microcefalia. “Por isso, a importância e a preocupação em fazer esse seminário, de trabalharmos a prevenção”, disse.

Maria da Conceição Monteiro Salomão foi uma das palestrantes do 1º seminário. Ela trabalhou, de forma dinâmica, casos clínicos de gestantes com ZK e bebês com microcefalia.  “Vamos fortalecer o fluxo de atendimento das mães e das crianças afetadas pelo ZK e pela Microcefalia”.


Além da apresentação do protocolo para ZK de Nova Friburgo e do fluxo de linha de cuidado para gestantes e bebês, pelas profissionais Margarida Schimidt e da Gracia Massad, coordenadora de Saúde da Mulher de Nova Friburgo, e também da discussão de caso clínico, por Maria da Conceição Salomão, foram trabalhadas outras duas linhas: A Semana da Amamentação (“Amamentação: bom para seu filho, para você e para o planeta – Uma estratégia de cuidado às crianças com Síndrome da Zika congênita.”), pela consultora de Saúde da Criança do MS no RJ, Rosane Siqueira, e pela pediatra do Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro; e o Protocolo do Ministério da Saúde – MS, enfrentamento da ZIKA V, versão atualizada – março de 2016 – pela consultora de Saúde da Criança do MS no Rio de Janeiro, Rosane Siqueira.

Nenhum comentário: