domingo, 11 de setembro de 2016

Empreendedores de Cachoeiras de Macacu participam de projeto para alavancar turismo rural na região

Cerca de 20 empreendedores de Cachoeiras de Macacu estão participando do projeto “Turismo Rural”, uma iniciativa do Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, em parceria com a Fundação Macatur, que tem como objetivo disseminar e promover novos conhecimentos e capacitação aos empresários locais para potencializar suas atividades econômicas e compartilhar experiências com quem já aderiu ao projeto em cidades como Trajano de Moraes e Cantagalo.

Como parte do projeto, os empreendedores vão participar, gratuitamente, no dia 12 de setembro, a partir das 14h, da oficina “SEI Empreender”, que compõe um programa voltado para gestão e fortalecimento dos negócios. O encontro será na sede da Associação Comercial e Empresarial de Cachoeiras de Macacu (ACECAM).

De acordo com a analista do Sebrae/RJ, Márcia Bittencourt, o projeto que teve seu lançamento em outubro de 2015, vem adquirindo novos adeptos, o que demonstra o interesse do empresariado local diante do turismo rural, que é uma das grandes potencialidades econômicas na região. “No início deste ano foram realizadas várias adesões ao projeto e em julho realizamos a primeira reunião geral, onde tivemos a oportunidade de fazer com que o grupo de empresários iniciasse sua participação na Oficina de Produção do Plano de Inovação do Turismo em Cachoeiras de Macacu, que consiste na primeira etapa para que cada integrante possa identificar o perfil de seu produto, serviço, ou vivência que tem a oferecer ao turista”, explica.


Durante todo este ano, o Sebrae/RJ, juntamente com a Fundação Macatur, tem agendado visitas de consultoria nas empresas participantes para conhecer o perfil, as necessidades e as potencialidades de cada uma delas. Atualmente participam do projeto “Turismo Rural” empresários do setor de hotelaria, agências receptivas, turismo rural/ambiental/ecológico, alimentação, artesãos e comerciantes.


No final de novembro os empresários participantes do projeto terão um encontro para a entrega dos Planos de Inovação, onde todos poderão conhecer o que cada integrante do grupo vai oferecer dentro do Circuito de Turismo Rural de Cachoeiras de Macacu que tem o lançamento oficial previsto para 2017.

Nenhum comentário: