quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Falta de laudo impede liberação de 2º estágio do teleférico em Friburgo

Do Portal G1: Nova Friburgo pode deixar de ter o maior teleférico do Brasil, na modalidade cadeirinhas, caso o segundo estágio do ponto turístico não seja liberado pela Justiça. Rodolfo Acri, empresário responsável pelo empreendimento, afirmou que não está conseguindo arcar com as despesas de manutenção e empregados e já recebeu proposta para vender parte do equipamento para uma cidade mineira. A liberação já foi feita pela Defesa Civil do município em outubro do ano passado e está dependendo de um laudo da Justiça.

O teleférico da cidade ficou interditado por pouco mais de três anos, após a tragédia que atingiu a cidade em janeiro de 2011. Somente em 2014, Defesa Civil e Justiça liberaram o funcionamento do primeiro estágio, com 600 metros de extensão. O segundo estágio tem 850 metros e, para chegar lá, o visitante terá que pagar por mais um bilhete.


Segundo Rodolfo, se o trajeto fosse liberado, aumentaria a renda do empreendimento e daria para arcar com R$ 4 mil mensais gastos com manutenção. 

Em nota, o Tribunal de Justiça informou que o processo para reabertura do segundo estágio do teleférico está nas mãos de um perito e que somente depois da conclusão do trabalho de perícia, que o juiz irá tomar decisão. No entanto, não deu um prazo para isso acontecer.

O Blog opina: É fato que a segurança tem que estar em primeiríssimo lugar, quanto a isso não há o que se questionar. No entanto, um pouco de boa vontade não faz mal a ninguém. Não há prazo para se fazer a perícia? A gente pode aguardar que seja amanhã, daqui a 1 ano, 3 anos... Ou até quando o seu mantenedor desista de tanto esperar e acabe vendendo parte do equipamento?

Moral da história: Assim como aconteceu o Véu da Noiva, que se encontra completamente abandonado e não tem mais condição de ser chamado de Ponto Turístico até que o local seja recuperado, a longo prazo, Nova Friburgo pode vir a perder mais uma de suas atrações turísticas. 

Nenhum comentário: