terça-feira, 27 de setembro de 2016

IBOPE: Crivella lidera no Rio. Em Friburgo, 3 pesquisas foram registradas

Do Blog de Reinaldo Azevedo: Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (26) reforça o favoritismo do senador Marcelo Crivella (PRB) na disputa pela prefeitura do Rio. O candidato subiu quatro pontos percentuais em relação ao último levantamento e chegou a 35% das intenções de voto.

Pela primeira vez o candidato do prefeito Eduardo Paes, Pedro Paulo Carvalho (PMDB), ocupa o segundo lugar na pesquisa, com 11% contra 9% no levantamento anterior. O peemedebista está tecnicamente empatado com Marcelo Freixo (Psol), que manteve 9% e Indio da Costa (PSD), que subiu um ponto percentual e chegou a 8%.

Em seguida aparecem Jandira Feghali (PC do B) e Flávio Bolsonaro (PSC), com 6% cada. Na pesquisa anterior ambos tinham 8%. Os dois candidatos estão na frente de Carlos Osório (PSDB), com 4%, Alessando Molon (Rede) e Carmem Miguelis (Novo), com 1% cada. Cyro Garcia (PSTU) não chegou a somar 1%.

Jandira Feghali passou a liderar a lista dos candidatos mais rejeitados. Dos entrevistados, 37% afirmaram que não votariam na comunista em hipótese alguma, contra 35% do levantamento anterior. Em seguida estão Pedro Paulo (36%), Bolsonaro (28%), Crivella (27%), Freixo (21%), Indio (18%), Osório  e Cyro Garcia (17% cada), Carmen Migueles e Thelma Bastos (14% cada) e Molon (13%). Indecisos somaram 4%.

Encomendado pela TV Globo, o Ibope ouviu 1.204 eleitores entre os dias 23 e 25 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sob o protocolo RJ-06444/2016.

Segundo turno

O IBOPE simulou cinco situações de segundo turno. Em todas, Crivella venceria as eleições com mais de 50% dos votos. Os candidatos que conseguiram pontuar melhor nesse cenário foram Freixo (22%) e Indio (22%), seguidos de Jandira e Pedro Paulo (20% cada) e Bolsonaro (18%).


Entrevistados também responderam sobre a gestão do prefeito Eduardo Paes. O índice de eleitores que avaliou o governo do peemedebista como ótimo ou bom foi de 26%, enquanto 40% consideram a administração regular e 33% ruim ou péssima.

Em Nova Friburgo, três pesquisas de intenção de voto para prefeito foram registradas no TRE, conforme a informação do Portal NF em Foco. Duas são do GERP e a outra é da RM Mariath.

Nenhum comentário: