A meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb) dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) para 2015 foi
alcançada por 74,7% das redes municipais. O resultado demonstra o esforço dos
municípios, que respondem por 82,5% das matrículas nesse nível de ensino na
rede pública.
As metas não foram cumpridas nos anos finais do Ensino
Fundamental (6º ao 9º), apesar do índice ter evoluído. No Ensino Médio, a meta
do Ideb não foi alcançada e o índice permanece estagnado desde 2011.
O índice nos anos iniciais do Ensino Fundamental vem
evoluindo progressivamente desde que o Ideb começou a ser calculado, em 2005,
permitindo o monitoramento das escolas e das redes de ensino. Este ano, apenas três estados não alcançaram as metas:
Amapá, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Os anos finais do Ensino Fundamental também melhoraram no
índice, passando de 4,2, em 2013; para 4,5, em 2015; embora não tenham
alcançado a meta para este ano, de 4,7.
O Ideb do Ensino Médio não alcançou a meta e mantém o índice
de 2011. O objetivo era que chegasse a 4,3; mas o Ideb continua na casa dos
3,7.
O que é e como se calcula o Ideb?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um
indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),
autarquia do Ministério da Educação (MEC). O Ideb relaciona duas dimensões: o
desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação.
O
desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do
5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são
avaliados em Leitura e Matemática. Os dados de aprovação são verificados a
partir do Censo Escolar da educação Básico, realizado anualmente.
O Ideb é
calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho
em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia
de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos
promovidos, maior será o Ideb.
As melhores e piores notas do Ideb 2015 na Região Serrana do RJ
São José foi a que mais se destacou, atingindo nota 5,5, ultrapassando a meta de 5,1. A pior cidade foi São
Sebastião do Alto, com nota 4,4. A meta era 8,0. Os municípios de Santa Maria
Madalena e Sumidouro tiveram os piores resultados da região.
No 9º ano, o único município a atingir a meta foi São José
do Vale do Rio Preto, com nota 4,5. Os piores resultados foram Santa Maria
Madalena, Areal, Trajano de Moraes e Bom Jardim. Madalena atingiu nota 4,4 e não atingiu a meta de 5,9. Areal
também ficou em posição ruim nos resultados da região, faltando 1,0 para
atingir a meta de 4,8.
As notas dos anos iniciais
Cidade - Nota/ Meta
Areal - 5,1 / 5,1
Bom Jardim - 5,2 / 5,4
Cantagalo - 5,0 / 5,1
Carmo - 5,5 / 5,4
Cordeiro - 5,4 / 5,8
Duas Barras - 5,2 / 5,4
Macuco - 5,4 / 5,6
Nova Friburgo - 5,8 / 6,0
Petrópolis - 5,5 / 5,4
Santa Maria Madalena - 5,1 / 6,3
São José do Vale do Rio Preto - 5,5 / 5,1
São Sebastião do Alto - 4,4 / 8,0
Sumidouro - 4,6 / 6,6
Teresópolis - 5,6 / 5,2
Trajano de Moraes - 6,4 / 7,3
Confira as notas dos anos finais
Areal - 3,8 / 4,8
Bom Jardim - 4,2 / 5,0
Cantagalo - 4,4 / 4,8
Carmo - 4,5 / 5,0
Cordeiro - 4,7 / 4,9
Duas Barras - 4,9 / 5,2
Macuco - 4,5 / 5, 0
Nova Friburgo - 4, 6 / 5,1
Petrópolis - 4,1 / 4,7
Santa Maria Madalena - 4,4 / 5,9
São José do Vale do Rio Preto - 4,5 / 4,5
São Sebastião do Alto - 4,6 / 4,8
Sumidouro - 4,3 / 5,3
Teresópolis - 4,7 / 4,9
Trajano de Moraes - 4,6 / 5,5
Escolas públicas
Além de avaliar as cidades, o Ideb estipula metas para as
escolas municipais e estaduais. Entres os principais municípios da serra, o
melhor resultado foi em Nova Friburgo, da Escola Municipal Vargem Alta, com
nota 7,1, nos anos iniciais.
Já a pior nota das escolas municipais foi em Petrópolis, na
Escola Paroquial Carlos Demia, com 3,1, contra meta de 4,7.
Nas escolas estaduais, os melhores e piores resultados
também foram em Nova Friburgo. O colégio estadual José Martins da Costa obteve
6,4, ultrapassando a meta estipulada de 5,8. A pior nota foi do Colégio
Estadual Doutor Feliciano Costa, obteve 2,9. A meta era de 4,6.
Nova Friburgo - Escolas Municipais - Ano iniciais:
Escola Municipal Vargem Alta– melhor nota – 7.1 - sem meta
E M Professor Ernesto Tessarollo – pior nota 4.3 – 4.6
Anos finais
Colégio Municipal Odette Penna Muniz - melhor nota - 5.5 –
5.4
Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira - pior nota
- 4.1 – 5.1
Estaduais
Colégio Estadual Doutor Feliciano Costa - pior nota – 2.9 – 4.6
Colégio Estadual José Martins Da Costa - melhor nota – 6.4 – 5.8
Com informações do INEP e G1
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