sábado, 10 de setembro de 2016

Aumento da capacidade da RJ-116 e criação de áreas industriais são propostas da FIRJAN para o Centro-Norte Fluminense

Demandas são apontadas no Mapa do Desenvolvimento 2016/2025, que reúne as prioridades para o desenvolvimento econômico regional nos próximos dez anos

Adequação da mobilidade urbana, melhoria e criação de zonas industriais foram dois dos principais temas apontados como prioritários na Agenda Regional Centro-Norte Fluminense do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro 2016-2025. O documento foi lançado pelo Sistema FIRJAN na última quinta-feira, dia 8, no SENAI Espaço da Moda, em Nova Friburgo. O objetivo é apresentar questões apontadas pelos empresários como essenciais para o desenvolvimento da região.

Na área de mobilidade, é destacada a importância da construção de contornos na RJ-116, nas alturas de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Macuco. A proposta também contempla o aumento da capacidade em toda a extensão da rodovia, com a duplicação e, em alguns pontos, a construção de terceira pista. O documento defende, ainda, a duplicação das BRs 492 (Nova Friburgo e Teresópolis) e 495 (Teresópolis e Petrópolis), como forma de melhorar as ligações entre os municípios e entre as regiões Centro-Norte e Serrana.

Com relação às áreas industriais, os empresários ressaltam que é preciso criar, preservar e adequar as zonas industriais e empresariais. Foi evidenciada a necessidade de atenção especial a questões de acesso, água, gás natural, banda larga e outros temas relacionados à infraestrutura. A melhoria na qualidade do fornecimento de energia é um dos principais pleitos, pois interrupções e oscilações são recorrentes na região.

A Agenda Regional do Mapa do Desenvolvimento também apresenta questões sobre ordenamento habitacional, saneamento ambiental e educação. O presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Centro-Norte Fluminense, Joel Wermelinger Araújo, destaca que a Federação contribuirá para a concretização das ações propostas. “A FIRJAN está se prontificando a fazer com que as mudanças aconteçam e para isso colocamos nosso know-how à disposição”, ressalta.

Documento foi elaborado por mais de mil empresários fluminenses

O documento geral do Mapa do Desenvolvimento, que contempla assuntos de todo o estado, foi lançado em maio pelo Sistema FIRJAN. Na ocasião, o presidente da Federação, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, entregou as propostas ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e ao governador do Rio em exercício, Francisco Dornelles. O objetivo principal é fazer do Rio de Janeiro o estado com o melhor ambiente de negócios do país.

Construído por mais de mil empresários, o documento sugere ações relacionadas ao sistema tributário, ao mercado de trabalho, à infraestrutura, a gestão e políticas públicas, e à gestão empresarial. Os temas também são abordados nas Agendas Regionais, com questões específicas de cada região do estado. Entre as ações do Sistema FIRJAN para o sucesso das propostas, está a articulação junto aos governos municipais, estadual e federal.

Nesta nova edição, o Mapa do Desenvolvimento também conta com um modelo de gestão que possibilita o acompanhamento sistemático dos avanços e a realização de ajustes nas propostas e ações, por conta dos desafios que podem surgir ao longo dos anos. Todas as ações estão disponíveis para consulta em www.firjan.com.br/mapa 

Nenhum comentário: