sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Sebrae promove workshop sobre programa “Lean Manufacturing”

No dia 03 de outubro (segunda-feira), empresários de qualquer segmento de atuação no mercado terão a oportunidade de participar de workshop sobre o Programa Lean Manufacturing, ou na tradução literal: “Produção Enxuta”. O objetivo do encontro é promover atividades de capacitação para as empresas evitarem o desperdício, otimizarem processos e melhorarem seu faturamento. O evento, realizado pelo Sebrae/RJ, e que compõe o programa de inovação “Sebraetec”, acontecerá em Nova Friburgo, no Hotel Fabris, às 18h30. As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas e o número de vagas é limitado.


De acordo com o analista do Sebrae, Tiago Schott, o Lean Manufacturing, é utilizado por empresários que buscam consultoria em processos ligados ao aumento da produtividade e qualidade, por intermédio de conceitos e ferramentas básicas, voltados à implementação dos sistemas de manufatura enxuta (lean), com foco em resultados em curto prazo. “Em tempos de crise é essencial que os empresários adotem uma nova postura em relação ao seu negócio, de modo que isso proporcione a redução de desperdícios, aumento de produtividade e consequentes resultados positivos quanto ao faturamento. E é justamente isso que o programa de Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing) do Sebrae propõe. É através da adesão a esse programa que as empresas conseguirão identificar onde é necessário economizar, desenvolvendo um plano de reformulação na gestão e produção, possibilitando que as mesmas tracem metas para ganhar mais”, ressalta.

Para mais informações e/ou inscrições, basta ligar para a Central de Atendimento do Sebrae/RJ em 0800-570-0800, ou para o escritório em Nova Friburgo no telefone (22) 2523-6908, ou mandar e-mail para: tiago.schott@sebraerj.com.br.

Resultados do programa

Na opinião da empresária Nelci Layola, que atua no ramo de Confecção de Moda Íntima e que participou por duas vezes do programa do Sebrae/RJ, o Lean Manufacturing consiste na busca e execução constante de melhorias em todo o processo produtivo, que apresenta resultados significativos em sua aplicação. “Com a introdução da metodologia no cotidiano da empresa, alcançamos volumes de produção que antes não poderíamos sequer imaginar. Nosso objetivo é implantá-la em todos os setores da empresa, para atingirmos resultados ainda melhores”, afirma.

Para Cláudio Erthal, empresário do segmento de Segurança Eletrônica que participou do programa em 2015, a utilização da filosofia de produção enxuta elevou seus resultados em cerca de 30%. “O Lean Manufacturing foi uma ferramenta essencial para identificarmos e pontuarmos gargalos e perdas. No nosso caso, verificamos entraves em nosso setor de manutenção, cuja operação estava comprometida em 50%. Com os ajustes, passamos a apresentar uma resposta mais rápida e com isso, aumentamos não só a nossa produtividade, como também tivemos que aumentar nossa equipe”, destaca.

Números que fazem a diferença

Em 2015, 14 empresas de sete áreas de atuação participaram do Programa Lean Manufacturing do Sebrae/RJ, incluindo Alimentação, Plástico, Metal/Mecânico, Logística, Farmácia de Manipulação, Segurança e Vestuário & Confecção.

Ao todo, 73 colaboradores participantes de 18 projetos de melhoria foram capacitados nessas empresas, alcançando resultados expressivos, entre os quais: aumento médio de 15% no faturamento mensal, aumento médio de 160% na produtividade, ganho médio de eficiência de máquina em 37,5%, ganho de área de 8% e redução média de 102% das atividades que não agregam valor.

Motivos para adesão

A filosofia de produção enxuta (lean manufacturing), que gradualmente ganha adeptos no Brasil é conhecida mundialmente na gestão e indústria tradicional e surgiu da necessidade de eliminar desperdícios para tornar uma empresa mais competitiva, visando uma manufatura flexível, estoques baixos, redução de quebras e falhas por todo o processo, layouts enxutos e identificação das atividades que agregam valor aos produtos.

O programa propõe as seguintes soluções para quem aderir à sua metodologia:

•             Aumento de produtividade;
•             Redução de desperdício;
•             Redução de quebra de maquinário;
•             Redução de retrabalho;
•             Otimização de layout e estoque;
•             Elevação de qualidade dos produtos e serviços;
•             Melhoria significativa do ambiente de trabalho;
•             Aumento da satisfação do cliente;
•             Redução de riscos de acidente e;
•             Qualificação da mão de obra.



Serviço: Secretário presta conta das iniciativas dos últimos 60 dias no município

Ao final da VIII Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Macuco, realizada no Centro de Saúde, na quinta-feira passada, 22, os conselheiros presentes demonstraram satisfação com o que acompanharam. Eles obtiveram do atual gestor, secretário Carlos Maturana, a informação de que a prioridade é alcançar o equilíbrio financeiro e fechar a gestão de acordo com as determinações legais vigentes.

Maturana expôs um balanço de 60 dias de sua atuação na Secretaria de Saúde, relembrando ações implantadas, apresentando propostas plausíveis de execução, repassando informações sobre os números do setor e confirmando que sua equipe adotou um estilo técnico e prático, resolvendo pendências e facilitando a vida de usuários. “Enxugamos a máquina administrativa em tempos de crise financeira, mas sem deixar que a qualidade dos atendimentos aos moradores seja afetada”, explicou.

O secretário de Saúde citou uma série de medidas que contribuem para sanar as carências, entre elas o bom relacionamento com administrações vizinhas, que vem se convertendo, por exemplo, numa espécie de permuta de exames e consultas com outros municípios. “O objetivo é oferecer atendimento imediato à população macuquense viabilizando serviços dos quais não disponibilizamos e oferecendo aqueles que eles não possuem. Assim, mantemos nossa rotina e regularizamos gradativamente situações como exames de auto custo, consultas especializadas, cirurgias eletivas e outras questões emergenciais que precisam ser tratadas com seriedade”, relatou Maturana.    

O técnico especializado em finanças, Julio Cesar Sanches, fez explanou sobre a situação encontrada na Secretaria de Saúde, quando questões básicas para o funcionamento administrativo cotidiano foram diretamente afetadas pela queda vertiginosa de repasses e receitas. Com as verbas restritas, questões como aquisição de medicamentos da farmácia básica foram atingidas. “Da lista com 96 medicamentos, nossa farmácia contava com apenas dois, prejudicando a população. Estamos sanando essa carência e colocando novamente todos os itens na prateleira”, confirma Julio.

Conselheiros reconheceram que o acerto da situação financeira visando ao fechamento da gestão no final de 2016 é prioridade absoluta da Secretaria de Saúde. Maturana e Julio garantem que o compromisso é total e, para isso, muitas ações, entre elas cancelamento de licitações desnecessárias, estão sendo revistas. “Nosso foco é concluir dezembro com as finanças totalmente sanadas, o que implica também na anulação de processos licitatórios desnecessários, enxugamento de despesas e respostas conclusivas às demandas jurídicas, que ainda são muitas. Contudo, vamos deixar a gestão absolutamente regularizada, de acordo com as determinações legais”, garantiu o secretário Carlos Maturana.

Serviço

Workshop sobre programa “Lean Manufacturing”
Data: 03/10/2016.
Horário: 18h30.
Evento Gratuito.
Local: Hotel Fabris.
Endereço: Avenida Alberto Braune, 148 – Centro – Nova Friburgo.
Informações e inscrições: 0800-570-0800 / (22) 2523-6908 / tiago.schott@sebraerj.com.br.

Nenhum comentário: