domingo, 18 de setembro de 2016

Secretaria de Saúde fará Campanha de Multivacinação em Macuco

Ação tem como meta promover a atualização da Caderneta de Vacinação

Profissionais de saúde de Macuco intensificam os trabalhos para garantir o início, dia 19 de setembro, segunda-feira, da Campanha Nacional de Multivacinação, visando à atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. 

O chamado ‘Dia D’ acontece dia 24 de setembro, sábado, quando as Estratégias de Saúde da Família dos bairros Volta do Umbigo, Reta e Barreira, além do Centro de Saúde, estarão abertas para oferecer a vacinação. Depois disso, a campanha permanece até 30 de setembro, porém, apenas no Centro de Saúde.

A multivacinação será seletiva, ou seja, receberá a vacina crianças e adolescentes com atraso vacinal ou que estejam no momento de receber a vacina. Esse ano, além das crianças menores de cinco anos, também serão alvo desta estratégia as crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).

Segundo especialistas, esse último grupo citado acima tem maior resistência a se vacinar, já que muitos pais erroneamente acreditam não haver necessidade de imunizar os filhos nessa faixa etária. Todavia, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação, muitas vacinas necessitam de doses de reforço nessa faixa etária ou passaram a ser incluídas no calendário, como é o caso da vacina HPV para as meninas.

Dessa forma, esta estratégia busca resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando garantir as melhorias nas coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis em todo Brasil.

Tendo em vista a complexidade do atual Calendário Nacional de Vacinação, que dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes, é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a Caderneta de Vacinação para que os profissionais de saúde avaliem se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal para cada vacina preconizada atualmente pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Gostaríamos de alertar aos moradores de Macuco, em particular pais e responsáveis, para a necessidade de procurarem os postos e oferecerem às crianças e adolescentes a imunização. O público alvo poderá receber todas as vacinas que fazem parte do calendário nacional da criança e adolescente e são necessárias para completar ou atualizar a caderneta. Afinal, vacinar é proteger”, explica Marlise Cerbino Juliano, coordenadora de Imunização.

Nenhum comentário: