quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Profissionais de saúde de Nova Friburgo recebem capacitação para prevenção de alguns tipos de câncer

Foto meramente ilustrativa
Agentes comunitários da Estratégia de Saúde da Família da Prefeitura de Nova Friburgo participaram no último dia 28, de uma oficina de capacitação para o diagnóstico precoce de alguns tipos de câncer. Essa capacitação foi realizada entre a secretaria municipal de Saúde e a Roche Brasil. Nesse primeiro momento, o Linfoma é o tema da capacitação. Nesta quarta-feira, 5 de outubro, essa capacitação será realizada com os médicos da rede municipal.

De acordo com a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Ariadna Heringer, essa oficina é muito importante, pois é fundamental a descoberta precoce do câncer nos pacientes. Em Nova Friburgo, não há tratamento dessa doença. Os municípios referência são Teresópolis, Petrópolis e Rio de Janeiro. Mas a secretaria de Saúde oferece a pactuação e o transporte para o tratamento nesses municípios. Portanto, é fundamental o diagnóstico precoce para a recuperação dos pacientes. E essa capacitação é para isso: fazer com que os profissionais da ponta saibam identificar a doença logo no início.

A farmacêutica Renata Schott, gerente de acesso público RJ da Roche, disse que o Programa de Barreiras de Acesso da empresa foi criado para aproximar o trabalho inovador na área de oncologia da Roche com os profissionais das unidades de saúde municipais. Segundo disse, “não adianta a Roche ter todo essa avanço e inovação se não houver uma aproximação com o paciente”.

Renata ainda informou que um dos objetivos da empresa é detectar quais as barreiras no caminho entre o tratamento e o paciente. “Essa capacitação que está sendo oferecida é para ajudar os municípios, no caso hoje Nova Friburgo, a eliminar essas barreiras”, disse.

Os médicos nem sempre podem explicar por que uma pessoa adquire câncer e uma outra não. Cientistas estudaram padrões gerais de câncer na população para aprender que coisas ao nosso redor e que coisas nós fazemos em nossas vidas podem aumentar nossa chance de desenvolver câncer.

Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença é chamada um fator de risco; qualquer coisa que diminua a chance de uma pessoa desenvolver uma doença é chamada um fator protetor. Alguns fatores de risco para câncer podem ser evitados, mas muitos não podem. 

Embora você opte por parar de fumar, você não pode escolher quais genes você herdou dos seus pais. Tanto o tabagismo, quanto genes específicos herdados, podem ser considerados fatores de risco para determinados tipos de câncer, mas somente o tabagismo pode ser evitado. Prevenção significa evitar os fatores de risco e aumentar os fatores protetores que podem ser controlados, de modo que a chance de desenvolver câncer diminua.

Embora muitos fatores de risco possam ser evitados, é importante ter em mente que evitar fatores de risco não garante que você não terá câncer. Além disso, a maioria das pessoas com um fator de risco particular para câncer, na verdade não desenvolve a doença. Algumas pessoas são mais sensíveis que outras a fatores que podem causar câncer.

Esse foi o objetivo da capacitação: fazer com que os agentes comunitários e os médicos da rede municipal aumentem seu conhecimento sobre os métodos de prevenção do câncer para um diagnóstico precoce e um tratamento mais eficiente.

Nenhum comentário: