domingo, 9 de outubro de 2016

Vamos falar de depressão?

Enquanto a ansiedade é o desejo de controlar o futuro, a depressão é a cabeça voltada para o passado. E começa com um desânimo, que vai passando para uma tristeza e daí para frente a pessoa começa a se fechar no seu mundo e perde o gosto por tudo. Então, não se trata de uma bobagem, muito menos frescura, como alguns ainda insistem em dizer por aí.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que, pelo menos, 20% da população mundial já teve ou terá depressão um dia. E pior, a depressão já é um dos maiores males do século XXI.

A depressão não escolhe classe social, idade, nem sexo, mas é fato que mulheres sofrem mais do que os homens, por causa dos hormônios. Uma em cada quatro mulheres, em algum momento da vida, terá depressão.

É fato que a pressão do dia a dia pode levar qualquer um de nós a ter um momento 'deprê'. Todo mundo, em algum momento da vida, irá passar por um momento de tristeza, como uma decepção amorosa, o luto... A busca pelo apoio médico se faz necessário quando houver um quadro de tristeza profunda por muito tempo, muitos meses. Aí, após avaliação de especialista, é possível até que medicamentos sejam prescritos a fim de devolver a qualidade de vida ao paciente.

Enfim, a vida passa a fazer todo sentido quando decidimos pela felicidade. O passado já teve a sua vez, assim como o futuro também terá a sua. Mas para termos boas lembranças e um futuro promissor é preciso que a gente viva o hoje, o agora! Não é fácil, mas impossível, também não é!


Vale a pena assistir o vídeo, que foi produzida por uma seguradora, porém com colocações muito didáticas do profissional.


Confira também:

Nenhum comentário: