sexta-feira, 25 de novembro de 2016

CREM promove evento para conscientização ao movimento do laço branco

O Centro de Referência da Mulher (CREM), órgão da secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho, realizará a partir da próxima terça-feira, 30, até o dia 06 de dezembro, várias atividades em diversos pontos da cidade, dentre elas um desfile de moda no qual várias personalidades, empresários e mulheres da rede de atendimento participarão. O Restaurante Rei Lear, no Cônego, será a passarela do evento e contará com apresentações musicais como forma de promover o movimento do laço branco em combate à violência doméstica. Roupas e outros acessórios serão leiloados e todo o dinheiro arrecado será em benefício do Centro de Referência da Mulher para a festa de encerramento das assistidas e para complementação da produção de perucas do projeto Casca de Cebola.

Segundo a coordenadora do CREM, Rosângela Cassano, esse evento em Nova Friburgo contribui para mostrar o trabalho da secretaria de Assistência Social. Ela ainda ressalta que o desfile é para todos: “é gratificante ver como muitos estão apoiando o evento também nas redes sociais e, a cada dia, mais pessoas estão engajadas no projeto de conscientização de violência contra mulher.”

Mais informações sobre o evento pelo telefone do CREM: (22) 2525-9226

Conheça a História do Movimento do Laço Branco

O dia 6 de dezembro foi instituído no Brasil, pela lei nº 11.489/2007, como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data remete a um evento ocorrido em 1989, em Montreal, no Canadá. Marc Lepine, um jovem de 25 anos invadiu uma aula da Escola Politécnica. Ele ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres. O rapaz suicidou-se em seguida. Marc deixou uma carta justificando o ato: que não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino.

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países.

Mundialmente, a campanha inicia-se em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Trabalho do CREM

O CREM presta acolhida, acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica às mulheres em situação de violência (violência doméstica e familiar contra a mulher – sexual, patrimonial, moral, física, psicológica; tráfico de mulheres, assédio sexual; assédio moral; etc) de forma gratuita e sigilosa.

Nenhum comentário: