sábado, 12 de novembro de 2016

Dia de Ação Social em Lumiar neste domingo

O Dia de Ação Social acontece neste domingo, dia 13 de novembro, das 10h às 15h na Associação Agroecológica e de Agricultura Familiar de Lumiar e Arredores, que fica na Praça Eugênio Gustavo Brust, s/nº – próximo ao Campo de Futebol. O evento é voltado para todas as pessoas da sociedade, moradores, visitantes e turistas.

O evento é uma parceria do Fórum Local da Agenda 21 de Nova Friburgo com a ALUMIAR, subsecretaria de Vigilância em Saúde – Vigilância em Saúde Ambiental e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST.

Será possível obter orientações sobre nutrição saudável, efeitos do uso inadequado de agrotóxicos e a agricultura de transição, higiene e saúde bucal, fazer a medição da pressão arterial e testar o índice de glicemia e, paralelamente, as crianças terão atividades e brincadeiras lúdicas.

O evento tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre os elementos essenciais para uma vida saudável, contribuindo para a prevenção, esforço individual e adesão a hábitos corretos de vida, conectando corpo físico, mente e meio ambiente. 

Resumo do Objetivo Social de cada uma das instituições que organizam o evento:

Fórum Local da Agenda 21 de Nova Friburgo

Pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica, é o resultado de uma vasta consulta à população brasileira.

O Fórum da Agenda 21 Local tem a responsabilidade de implementar políticas públicas, privilegiando a biodiversidade e todas as formas de vida, construindo um novo padrão de relação da humanidade com a natureza.

Subsecretaria de Vigilância Saúde – Vigilância em Saúde Ambiental

A Vigilância em Saúde Ambiental proporciona o conhecimento e detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde. A qualidade da água para consumo humano, contaminantes ambientais, qualidade do ar, qualidade do solo, notadamente em relação ao manejo dos resíduos tóxicos e perigosos, os desastres naturais e acidentes com produtos perigosos, são objetos de monitoramento dessa vigilância seja de forma direta e contínua ou por meio de ações em parceria com outros órgãos e secretarias.

Associação Agroecológica e Agricultura Familiar de Lumiar e Arredores – ALUMIAR

Foi constituída em 5 de abril de 2016, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com duração por tempo indeterminado e tem por finalidade a criação, realização e promoção da FEIRA AGROECOLÓGICA DE LUMIAR;promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico regional;defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento comunitário, econômico e social; experimentação não lucrativa de novos modelos sócio produtivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, geração de trabalho, renda e crédito; estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas e inovadoras, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos de acordo com o estatuto da Associação.

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST

O CEREST foi implantado pela Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), através das Portarias do Ministério da Saúde 1679/GM (19/07/2002) e 2437/GM (07/12/2005), para fortalecer as ações relacionadas à saúde do trabalhador no país.Presta atendimento especializado aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho. Realiza promoção e proteção dos trabalhadores, investiga as condições do ambiente laboral, utilizando dados epidemiológicos obtidos através dos atendimentos clínicos e das notificações e comunicações de acidente do trabalho (NAT e CAT), bem como informações provenientes das visitas aos locais de trabalho, em conjunto com as Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental (Vigilância em Saúde do Trabalhador).

Parceiros do Projeto: Águas de Nova Friburgo, Secretarias Municipais de Defesa Civil, Agricultura e Desenvolvimento Rural, De Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Radio Comunidade FM Nova Friburgo (Programa Adoleta), CE Carlos Maria Marchon, AMA Lumiar, LUBAVAS Papelaria.

Para maiores informações: (22) 9.9740-7113 ou 2523-1889.

Nenhum comentário: