terça-feira, 29 de novembro de 2016

Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado no Hemocentro de Nova Friburgo

O Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, de Nova Friburgo, preparou algumas novidades para os doadores, na sexta-feira, dia 25, Dia Nacional do Doador de Sangue. De acordo com a enfermeira Marluce da Fonseca Vieira, os doadores têm sido poucos, fazendo com que o estoque de sangue esteja baixo. Por isso, foi feita uma divulgação maior desse dia, visando atrair mais doadores, ainda mais quando o fim de ano se aproxima, época na qual a demanda costuma ser maior devido ao número crescente de acidentes.

O hemocentro regional de Nova Friburgo atende outros 13 municípios, além das cirurgias cardíacas do Hospital São Lucas e o Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro, ambos em Nova Friburgo. A enfermeira Marluce solicita que mais doadores dos municípios abrangidos façam suas doações de sangue.

Para doar:

- Idade: 16 a 69 anos (menores acompanhados dos responsáveis)
- Apresentar documento com foto
- Mais de 50kg
- Não é necessário estar em jejum (não comer alimentos gordurosos)
- Não estar com Febre
- Não estar gripado
- Não ser usuário de drogas
- Não estar grávida

O procedimento é simples para doação de sangue. Ao chegar, o doador preenche uma ficha, passa pela triagem, faz um teste e sendo considerado apto, faz um lanche e vai para a coleta. Após a doação,  recebe um lanche reforçado.

O sangue coletado é analisado e testado tanto no hemocentro de Nova Friburgo, quanto no HemoRio, e, se aprovado, é aproveitado. Caso seja rejeitado, a bolsa é descartada e o doador é solicitado, por carta, a comparecer ao hemocentro para ser comunicado. Mas tem direito a repetir o teste. Se o doador não for encontrado, seu nome é informado à Vigilância Epidemiológica, da secretaria municipal de Saúde, para tentar localizá-lo e avisá-lo. 

O sangue coletado leva dois dias até ser aproveitado.

O ideal são 25 doadores diários, o que não tem ocorrido. De janeiro a novembro de 2015 foram feitas 2.275 doações. No mesmo período deste ano, foram 2.344, mais os 40 doadores de sexta-feira.

O Hemocentro de Nova Friburgo funciona em anexo ao Hospital Raul Sertã na rua General Osório, 324 – Centro, de segunda a sexta, das 8h às 11h30, ou pelo telefone: (22) 2523-9000, ramal 210​.

Nenhum comentário: