sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Festival da Sustentabilidade é atração neste fim de semana em Nova Friburgo

Atividades Culturais - Painéis e Palestras - Workshops - Feira de Arquitetura Sustentável - Feira Orgânica - Amostra de Filmes Ambientais - Música - Gastronomia Orgânica


Um evento inédito na Região Serrana do Estado do Rio, que começa nesta sexta, 11, com abertura solene às 20h, e vai até terça, 15. O Festival da Sustentabilidade contará com palestras, oficinas, feira de negócios e atividades culturais com a energia suprida por uma pista de dança piezoelétrica, bicicletas ergométricas geradoras e painéis fotovoltaicos, com o compromisso de redução da pegada de carbono do evento.

O LOCAL – Com uma área de 194 mil metros quadrados, dos quais 180 mil em jardins, o Nova Friburgo Country Clube é um dos mais belos e tradicionais clubes do Brasil. Fica localizado no Parque São Clemente e foi projetado pelo paisagista francês Auguste Glaziou, também responsável pelo projeto da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro.

O EVENTO – O Festival da Sustentabilidade ocupará uma área coberta de mais de cinco mil metros quadrados e o auditório do clube. Será formado por três núcleos:


-SILABAS – Simpósio Latino-Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade, que terá painéis e oficinas com profissionais de renome internacional para um público diário estimado em 500 pessoas;

-MERCADO CENTRAL SUSTENTÁVEL – Feira de varejo de produtos orgânicos, ecologicamente corretos, artesanais ou de fair trade nos segmentos de alimentação, decoração e moda.


-EXPO SUSTENTABILIDADE – Feira de negócios com produtos e serviços das áreas de arquitetura, construção civil, decoração de interiores, energias alternativas, contando também com instituições públicas e privadas de fomento à sustentabilidade.


OBJETIVOS – O Festival da Sustentabilidade tem como objetivos estimular o debate entre profissionais, universidades, órgãos normatizadores e concessionárias sobre a sustentabilidade nas cidades, escolas e empresas; estimular o consumo de produtos e serviços deste segmento de mercado; tornar Nova Friburgo uma referência em eventos e ações que promovam a sustentabilidade e a qualidade de vida.

O evento tem apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, através da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, e da concessionária de lixo da cidade, EBMA, por intermédio do Centro de Educação Ambiental. A entrada para visitas custa R$ 3 e os cursos têm valores diferenciados.

Nenhum comentário: