quinta-feira, 17 de novembro de 2016

FIRJAN: indústria no Centro-Norte Fluminense registra queda em volume de produção

Pesquisa da Federação das Indústrias também aponta insatisfação dos industriais com as condições financeiras das empresas

A Sondagem Industrial do Sistema FIRJAN divulgada no dia 10, apontou redução da atividade industrial no Centro-Norte Fluminense. O indicador de volume de produção registrou 45,7 pontos em setembro, o que resultou em uma leve redução no nível de estoques. Com isso, o mercado de trabalho manteve-se desaquecido e o número de empregados registrou queda, com o indicador marcando 48,1 pontos.

A pesquisa varia de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam redução ou pessimismo e acima de 50 representam aumento ou otimismo. Com relação às condições financeiras, os empresários mantiveram-se insatisfeitos no terceiro trimestre. A situação financeira (36,8) continuou ruim, com baixa margem de lucro (31,9) e dificuldade de acesso ao crédito (27,0).

Para os próximos seis meses, os empresários estão otimistas. A expectativa é de aumento na demanda pelos produtos (58,4), com impacto positivo na perspectiva de compras de matérias-primas (55,7) e no número de empregados (52,7).

Participaram da Sondagem Industrial empresas de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes.

Nenhum comentário: