quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Macuco alerta para a Semana de Combate ao Diabetes

As complicações são ocasionadas pelo excesso de açúcar no sangue

O Dia Mundial do Diabetes enfoca uma doença crônica que atinge 62 milhões de pessoas nas Américas, o que representa um em cada 12 pessoas. A maior parte dos casos de diabetes, entretanto, está ligada a fatores comportamentais e estilo de vida, e é, portanto, passível de prevenção. Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.

Com o intuito de alertar os pacientes do município sobre a importância da prevenção, a Secretaria de Saúde de Macuco está repassando informações importantes sobre o tema, num trabalho sob liderança de Geziani Gomes, farmacêutica coordenadora de Assistência Farmacêutica. 

O que é Diabetes?

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A função da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

Nenhum comentário: