segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Nova Friburgo na campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids

A campanha pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids será realizada dia 1º de dezembro. Em Nova Friburgo, uma programação foi planejada para esse dia. A abertura será às 8h, com missa na Catedral São João Batista, seguido de um café da manhã, que está será promovido pela Pastoral pela Vida. Também haverá testagem rápida do HIV. Com apenas 20 minutos e uma gota de sangue da ponta do dedo pode-se diagnosticar com antecedência a doença. Outras ações de prevenção para a população serão desenvolvidas.

A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre o HIV/AIDS. Não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença. A data também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito aos portadores de HIV.

A promoção e divulgação das ações de prevenção e diagnóstico precoce do HIV entre a população está sendo feito pela secretaria municipal de Saúde/sub-secretaria de Vigilância em Saúde, através do Programa IST/AIDS/HV de Nova Friburgo, em parceria com a Pastoral pela Vida – CNBB e o curso de enfermagem da Universidade Estácio de Sá.

PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCE

A Aids pode ser transmitida através de relação sexual, contato com sangue contaminado pela transfusão, compartilhamento de seringas e da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou aleitamento. Percebe-se, portanto, que um abraço, um beijo ou um carinho, por exemplo, não são responsáveis pela transmissão do vírus. Sendo assim, não há motivos para evitar o contato com os soropositivos. Além disso, é importante frisar que o HIV não escolhe suas vítimas pelo sexo, orientação sexual ou idade.

A meta 90-90-90, do Ministério da Saúde, pretende eliminar os níveis epidêmicos do HIV/AIDS até 2030. Diagnosticar e tratar cada vez mais pessoas reduzirá ainda mais o vírus circulante.

O foco dos próximos anos será a testagem de cada vez em mais pessoas, integrada à estratégias de prevenção combinadas que perpassam pelo uso da camisinha, a PEP (profilaxia pós-exposição) e as estratégias de redução de danos entre pessoas que usam drogas.

A incorporação dos testes rápidos para diagnóstico não só do HIV, mas também de Hepatites Virais e Sífilis, facilita o acesso para muitas pessoas. E como diminui o tempo de espera pelo resultado para alguns minutos, esses pacientes não se perdem do sistema.

PROGRAMAÇÃO

Dia: 01 de dezembro

8:00 – Missa em ação de Graça pela vida, na Catedral São João Batista e café da manhã para os portadores, em parceria com a Pastoral pela Vida.

TESTAGEM: Teste Rápido Diagnóstico do HIV e Teste Triagem da Sífilis

8:30 às 16:00
Local:

· CENTRO DE SAÚDE SÍLVIO HENRIQUE BRAUNE
· AMBULATÓRIO BENTO XVI (apenas HIV)
. ATIVIDADE DE PREVENÇÃO

9:00 às 16:00
Local:

- ESTAÇÃO LIVRE – Antiga Rodoviária Urbana
- Distribuição de folder, preservativos e gel lubrificante, com a finalidade de prevenção
- Roda de Conversa para jovens e população adulta
- Vacinação ( levar caderneta de vacinação)
- Orientação sobre vacina contra o HPV

Nenhum comentário: