domingo, 27 de novembro de 2016

Realizada mais uma formação do Pnaic

Nos dias 21 e 22 de novembro, no antigo Colégio Cêfel, aconteceu mais uma formação para os orientadores de Estudos do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), destinada ao Polo 8, Nova Friburgo, com a presença também dos coordenadores locais dos municípios pertencentes a este polo, da coordenadora Liene Wermelinger e da supervisora Andressa Vidal da UFRJ.

O curso, cujo enfoque foi o caderno 6 do Pnaic, foi ministrado pela professora Daniele Gomes. Nos dois dias de formação, houve atividades de estudos teóricos e práticos que enfatizaram a importância das artes no ciclo de alfabetização. Foi ressaltada a ideia de que deve-se considerar a diversidade, a interação, o acolhimento à diferença e a contribuição da Música, da dança, do teatro e das artes visuais no processo de ensino e de aprendizagem.

A participação de todos foi bastante efetiva e entusiasmada, visto que trata-se de grande oportunidade para um aprofundamento maior sobre o assunto, com a perspectiva de que as práticas dos professores das redes municipais tornem-se cada vez mais eficazes no que diz respeito à alfabetização e ao letramento.

Nenhum comentário: