segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Secretaria de Bem Estar Animal realiza castrações e palestras sobre o bem-estar animal

Em quase 3 anos de funcionamento, a subsecretaria do Bem Estar Animal, através da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Nova Friburgo, já realizou mais de 2 mil castrações de cães e gatos (80% fêmeas) como parte do Programa de Controle da Natalidade, além de palestras em escolas com o objetivo de conscientização. A previsão até o fim de 2016 é atingir a meta de 2.500​. ​​Os trabalhos são voltados para animais de famílias carentes e de rua.

O objetivo da educação escolar realizado pela secretaria é conscientizar as crianças de como se deve  tratar o animal de qualquer espécie, garantindo as condições de satisfação das necessidades básicas dos animais, além de conscientizá-las a evitar os maus tratos aos animais e o abandono. As palestras, que são ministradas pela Médica Veterinária, Roberta Dantas Santos, Gerente da SUBEA, também focam na importância da castração.

A SUBEA recebe denúncia de maus-tratos de animais, porém é necessário que o denunciante apresente o Registro de Ocorrência na Delegacia no ato da denúncia, para que a subsecretaria faça uma visita técnica e possa emitir um relatório com parecer sobre a denúncia que será encaminhada à delegacia. Vale lembrar que a denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32 da Lei Federal nº. 9.605.

Para quem quiser se cadastrar na subsecretaria é só se dirigir ao local munido dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de renda da pessoa que está requerendo a castração e do cônjuge, foto atual do animal e comprovante de residência. 

A SUBEA funciona de segunda a sexta-feira das 11h às 17h30 na Rodoviária Sul, na Ponte da Saudade, sala 111. O telefone para contato é o (22) 2522-1356.

Nenhum comentário: