domingo, 11 de dezembro de 2016

Auto de Natal da Escola Municipal Vale de Luz

Como tradicionalmente acontece, a Escola Municipal Vale de Luz, com pedagogia Waldorf, realizará seu Auto de Natal. O evento já tem data marcada: dia 13 de dezembro, no teatro Nova Friburgo Country Clube, às 19 horas.

O espetáculo terá a atuação de aproximadamente 80 alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano de escolaridade, além da participação de professores, pais e funcionários na execução musical, na preparação cênica, na elaboração de figurino e cenário, e em todas as etapas de produção do auto.

A peça tem como inspiração o espetáculo “O Baile do Menino Deus”, escrito em 1983 por Ronaldo Correia de Brito e Francisco Assis Lima, com músicas de Antônio Madureira, criado em oposição à maciça difusão, no Brasil, do imaginário natalino de inspiração europeia.

Em vez de papais-noéis, renas e trenós, esse alegre musical levará ao palco figuras típicas da cultura popular, como o bumba meu boi, a Folia de Reis, etc., todos embalados por canções e poemas inspirados nas tradições populares do país.

Segundo o diretor da escola, Dioneson Ferreira Guimarães, distante de qualquer traço realista-naturalista, a cena é marcada pela utilização poética dos elementos tradicionais dos folguedos nordestinos. Como no reisado ou no bumba meu boi, cenários, figurinos e adereços, em vez de pretenderem transportar o público para o tempo-espaço da fábula apresentada, desejam reforçar, com seu colorido e com sua inventividade, o caráter festivo da representação.

Nenhum comentário: