quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Defesa Civil realiza primeiro simulado de 2016 em 13 localidades de Nova Friburgo

No dia Estadual de Redução de Riscos e Desastres, com o objetivo de simular o funcionamento de 17 sirenes instaladas em 13 bairros da cidade, na manhã de terça-feira (29), a Defesa Civil realizou o primeiro simulado do ano. No total, a cidade tem 35 sirenes instaladas em 20 localidades.


Das 10h até às 10h30 os moradores, que foram previamente avisados, tiveram a oportunidade de participar do simulado e aprender sobre os estágios de alerta (normalidade/vigilância, atenção, alerta e alerta máximo). Além disso, cartilhas educativas foram distribuídas e palestras realizadas nos locais pelas equipes da Defesa Civil. Em caso de chuva forte, as sirenes emitem avisos de mobilização (para que a população saia de casa e procure por pontos de apoio) e posteriormente de desmobilização (para que a população volte para a casa e verifique a segurança do local).

Todas as sirenes foram acionadas através da sala de monitoramento, inaugurada recentemente dentro das dependências da secretaria de Defesa Civil, com a presença de dois representantes do 6º Grupamento de Bombeiros Militar de Nova Friburgo.

Em caso da cidade entrar em estado de alerta, a Defesa Civil conta com a parceria de todas as secretarias municipais, Tiro de Guerra, Sanatório Naval e Corpo de Bombeiros. Nova Friburgo conta hoje com 110 pontos de apoio para abrigar a população caso necessário, sendo que 70% desses locais são escolas municipais, estaduais e igrejas. Segundo o secretário de Defesa Civil, Cel. João Paulo Mori, é feito todo um estudo meteorológico e até mesmo de campo antes das sirenes serem ligadas para que a população não seja alarmada em vão.


Além das sirenes, existe um sistema de cadastro de números de celulares para que a Defesa Civil possa emitir alertas via SMS. Atualmente, cerca de 13 mil celulares recebem os alertas. Quem quiser receber os comunicados, basta se cadastrar no site www.alertaviacelular.com.br. Desde a criação do sistema, em 2012, até agora, a Defesa Civil já enviou 456 mensagens para quem se cadastrou.

O segundo simulado está previsto para acontecer na primeira quinzena de dezembro e vai contemplar as 7 comunidades restantes. O Cel. João Paulo Mori fala da importância do simulado para que a população esteja preparada para agir corretamente caso seja preciso: “o principal objetivo é o treinamento da população para saber aonde ir, o que levar e o que fazer. Além disso, a Defesa Civil e todos os órgãos envolvidos também puderam treinar como as secretarias municipais de Obras, Serviços Públicos, Assistência Social, Saúde e Meio Ambiente. Teremos mais um simulado no final do ano.”

Nenhum comentário: