sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Duas mil cidades já implementaram o Prontuário eletrônico. E em Friburgo, quando será implementado?

O Ministério da Saúde ampliou o uso do prontuário eletrônico em Unidades Básicas de Saúde (UBS) para 28,5% da população em dois meses. Com isso, em 60 dias, 2,4 milhões de pessoas tiveram acesso ao sistema informatizado em 2.060 cidades.

O objetivo é dar maior agilidade ao atendimento e melhorar a eficiência na gestão dos gastos públicos em saúde.

Os municípios que ainda não justificaram têm mais dois meses para acessar o sistema e apresentar justificativa evitando o corte de recursos.

A expectativa do Ministro da Saúde, Ricardo Barros  é que, no máximo, até maio de 2017, a grande maioria das unidades esteja conectada ao e-SUS.

Justificativas

As justificativas registradas pelos municípios para não implantação do prontuário eletrônico foram: 84,9% insuficiência de equipamentos; 73,9% problemas de conectividade; 75% registraram baixa qualificação no uso do prontuário eletrônico; e 67,9% relataram falta de apoio de Tecnologia da Informática.

Sistema

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é ofertado gratuitamente pelo Ministério da Saúde e reúne o histórico, os dados, procedimentos realizados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos na Atenção Básica. O prontuário também permite a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão.

A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional possibilita, ainda, que o Ministério da Saúde confira on-line como está sendo investido cada real do SUS, na saúde do brasileiro.

Nenhum comentário: