sábado, 10 de dezembro de 2016

Reunião na secretaria de Saúde reativa o Comitê de Mobilização contra o Aedes Aegypti

Na manhã de terça-feira, dia 6, na secretaria de Saúde de Nova Friburgo, o Comitê de Mobilização Social contra o Aedes aegypti foi reativado através de reunião que contou com o secretário da pasta, Rafael Tavares Garcia, integrantes de sua equipe de trabalho e representantes de outras secretarias municipais, 11º Batalhão de Polícia Militar, Tiro de Guerra 01-010, hospitais Municipal Raul Sertã, Unimed e Day Hospital; Conselho Municipal de Saúde, concessionárias Águas de Nova Friburgo e Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA).

Durante a reunião foram apresentados os números referentes às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti no período de janeiro a novembro deste ano no município: dengue – 8.808 casos notificados e 5.690 confirmados, o maior índice da história de Nova Friburgo, com a maioria dos casos registrados no mês de março; zica – 108 casos notificados, sendo sete em gestantes e 26 em não gestantes confirmados; e chicungunya – 16 casos notificados e nenhum confirmado.

Cada um deve fazer seu papel dentro de casa”, salientou Fabíola Braz Penna, gerente de Vigilância em Saúde. “Ninguém deve ficar esperando o agente de endemias”, acrescentou. Fabíola ainda comentou que as pessoas infectadas ficam incapacitadas para o trabalho e que será dada atenção especial às escolas no período de férias.

Apesar da maioria dos casos serem do início deste ano, a secretaria de Saúde já recebe notificações de novos casos, por isso os cuidados devem recomeçar já, pois há perigo de nova epidemia, principalmente de dengue.

Mesmo com a transição do governo municipal o comitê deve continuar mantendo suas reuniões. A próxima ficou marcada para o próximo dia 20, terça-feira, às 10h30, novamente na secretaria de Saúde. Nesse novo encontro, cada instituição componente do comitê deverá apresentar sugestões e ações que já desenvolve.

Atualmente, a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo tem dez agentes de endemias para combate ao Aedes aegypti, porém estão sendo aguardadas novas contratações desses agentes em regime de emergência.

Nenhum comentário: