quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Compromisso com a cultura cordeirense

Administração apresenta Plano de Gestão Cultural em Cordeiro

Reconhecido como ‘celeiro de artistas’, Cordeiro tem orgulho de sua diversidade cultural. Músicos, atores, artesãos, artistas plásticos, escritores, desenhistas, chargistas, bordadeiras e uma infinidade de artífices de variados gêneros disseminam o nome da terra nos quatro cantos do país e exterior. Com o propósito de garantir a manutenção dessa diversidade e abrir espaço para que os artistas continuem brilhando, a Secretaria de Cultura realizou na segunda-feira, 23, no Centro de Inclusão Digital Dilta Feijó, a primeira reunião do ano com o Conselho Municipal de Política Cultural, presidido por José Amaro Mansur.

Sob liderança do secretário de Educação, Luiz Antônio Cavalheiro – que responde interinamente pela Secretaria de Cultura – e do diretor de Cultura local, o ator Cássio Campos, além de mostrar a logomarca da entidade, intitulada ‘Cultura Viva’, e apresentar a equipe da Secretaria de Cultura, que terá João Biott, Matheus Brum, Sidilene Feijó e Rosangela Bandeira, além de Laura Maria, Doraci Marçal, Karla Erthal e Tahiana Robadey na Biblioteca Municipal, o encontro prestou esclarecimentos sobre o edital de chamamento para o cadastramento dos artistas cordeirenses.


A finalidade é credenciá-los e habilitá-los a prestar serviços nas atividades estabelecidas pela Secretaria de Cultura de Cordeiro e subsidiar O mapeamento de oferta e pesquisa de mercado. “O cadastramento visa aproximar de forma democrática artistas e profissionais de arte e cultura que almejem parcerias com a Secretaria de Cultura, atendendo aos princípios da oportunidade, conveniência, legalidade, defesa do interesse público, impessoalidade, isonomia e economicidade, de acordo com o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais”, colocou Luiz Antônio.

Com explanação detalhada e comentários pontuais, Cássio expôs que o cadastramento oferecerá uma atualização à Secretaria de Cultura sobre o número de artistas cordeirenses, além de estreitar os laços com os mesmos. “Para implantar uma gestão profissional, esse edital é fundamental. Nele constarão informações importantes sobre artistas que atuam em eventos como Feira de Artesanato e Gastronomia, Festival de Folias de Reis e Festas de Arremates, Festas Juninas, Festivais de Dança, Tenda Cultural, Corredor Cultural, Expo-Cordeiro, Semana da Consciência Negra e Mostras de Arte, entre outros. Não poderão participar desses eventos artistas que não estiverem em dia co esse edital”, explicou o diretor Cássio Campos.

Os artistas cordeirenses devem procurar à sede da Secretaria de Cultura, no Centro Cultural Ione Pecly, em cima da Rodoviária Municipal, até 7 de abril portando cópia dos seguintes documentos: Comprovante de Residência (caso não esteja em nome do artista, apresentar declaração de locação; RG; CPF; PIS/PASEP; Título de Eleitor; Currículo Artístico atualizado e com comprovação de atividade cultural. Em caso de menores de idade, será solicitada a presença dos pais no ato do cadastramento.

O edital estará disponível no site oficial do município: www.cordeiro.rj.gov.br

Nenhum comentário: