terça-feira, 31 de janeiro de 2017

PMDB Afro-RJ pede retirada de campanha polêmica do Governo Federal

PMDB Afro-RJ que pediu a retirada das ruas da campanha publicitária sobre segurança no trânsito “Gente boa também mata”. A campanha teve repercussão negativa nas redes sociais, já que parte dos painéis levam a interpretações racistas, o que motivou o questionamento à União por parte de diversas pessoas sobre o teor da mensagem veiculada.

Na resposta ao núcleo Afro do PMDB-RJ, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou que o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil está ciente de que “há interpretações negativas” quanto ao conteúdo da campanha e está em conversação para dar o melhor encaminhamento possível. A Secretaria de Comunicação também ressaltou que a campanha busca mobilizar a sociedade para a segurança no trânsito e prevenir o número de acidentes.

O PMDB fluminense foi o primeiro do país a pedir oficialmente a remoção da campanha, encaminhando um comunicado ao ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa; ao presidente nacional do PMDB, Romero Jucá; e à secretária nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luislinda Valois. Segundo o PMDB-RJ Afro, o pedido se justificava porque negros, mulheres e jovens estariam sendo “desqualificados” pelo conteúdo dos cartazes, que trazem frases como “Quem faz trabalhos voluntários”, “Quem resgata animais na rua” e “O melhor aluno da sala” com o complemento “pode matar”.

Além da retirada dos cartazes, o PMDB Afro-RJ solicitou que uma nova campanha de conscientização seja veiculada no mesmo espaço e no mesmo período de tempo como forma de reparação.

Nenhum comentário: