sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Renato Bravo destaca força da terra em reunião com associações e cooperativas do Estado

Nova Friburgo sediou na manhã desta quarta-feira, 25, a primeira reunião de 2017 da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Rio de Janeiro (DFDA-RJ). O encontro aconteceu no auditório do Colégio Estadual Canadá, em Olaria, e contou com a participação do prefeito Renato Bravo, do secretário municipal de Agricultura, Alexandre Teixeira, além de dezenas de representantes de associações, cooperativas e colônias de todo o Estado, para esclarecer detalhes do programa Mais Gestão, que será implantado este ano.


A escolha de Nova Friburgo, como sede deste primeiro encontro do ano, não foi por acaso, já que o município cumpre um importante papel no desenvolvimento da agricultura familiar no Estado e merece atenção especial. 

O próprio comitê, por unanimidade, escolheu Nova Friburgo por ter a característica de ser uma cidade fria e acolhedora, com um clima maravilhoso e representação agrícola importante para o Estado. Ao mesmo tempo é uma cidade central, que facilita o deslocamento dos outros municípios agrícolas do Estado, possibilitando uma maior participação do nosso público”, explicou Danielle Christian Ribeiro Barros, delegada federal do Desenvolvimento Agrário no Rio de Janeiro.

 “Não temos conhecimento, em todo o Estado do Rio de Janeiro, de um município com uma quantidade tão grande de produtores organizados em associações e cooperativas, como Friburgo. Isto mostra a representatividade da agricultura familiar e a certeza de que o processo de associativismo e cooperativismo é o passo principal para o produtor ter frutos com o seu trabalho”, complementou Alexandre Teixeira, secretário de Agricultura de Nova Friburgo.

Já o prefeito Renato Bravo reconheceu a vocação da cidade destacando a importância da agricultura familiar para a economia do município. E também reforçou a necessidade de incentivar a permanência desses produtores no campo, de forma a fortalecer ainda mais o setor na região. “Estamos vendo aqui, hoje, a força da agricultura, principalmente da agricultura familiar, que temos que incentivar e fazer com que o homem e a mulher permaneçam no campo, dando condições de trabalho, conforto e com tudo aquilo que o produtor merece, porque ele é essencial ao desenvolvimento do nosso país. E como prefeito de Nova Friburgo, fico muito orgulhoso de ter na nossa cidade uma produção enorme de produtos de várias espécies. Temos aqui pelo menos 118 produtos variados, que mostram a força da nossa terra e do nosso município”, destacou o chefe do Executivo municipal.

O que é o programa Mais Gestão?

O Programa Mais Gestão promove o fortalecimento de cooperativas da agricultura familiar por meio da qualificação de seus sistemas de gestão (organização, produção e comercialização) com o objetivo de qualificá-las e garantir o acesso a mercados, especialmente ao aberto pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Nenhum comentário: