quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Respeito ao folclore e à tradição religiosa em Cordeiro

Uma apresentação simples e sucinta, mas carregada de fé e com o simbolismo do folclore brasileiro estampado do rosto dos participantes. Assim ocorreu na sexta-feira passada, 6, uma homenagem da Folia de Reis Penitentes da Luz do Mundo, realizada diante do presépio montado no coreto da Praça Coronel Antônio Pinto, em Cordeiro.


O ato foi marcado pelos tradicionais cânticos de louvor pelo ‘Dia de Santos Reis’, segundo a tradição cristã, aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de ‘magos do oriente’ (Mateus 2:1), os três Reis Magos, o que ocorrera exatamente no dia 6 de janeiro. 

Para a comunidade católica, o dia se refere à lembrança de Belchior, Gaspar e Baltazar, data em que ainda se encerram os festejos natalícios, quando são desarmados os presépios e retirados os enfeites alusivos à data.

Luiz Antônio Cavalheiro, secretário de Educação de Cordeiro, que responde interinamente sem ônus pela Secretaria de Cultura, diz se tratar de uma manifestação admirável, que precisa ser preservada e, por isso, o próprio presépio foi devidamente modificado, observados os posicionamentos de cada peça em seu interior, seguindo as orientações dos mestres reiseiros, que dominam plenamente o tema. “Também trocamos o lugar onde o presépio estava posicionado para atender solicitação dos foliões, já que na esquina da rodoviária o constante tráfego de veículos acabava ocasionando transtornos durante a apresentação das folias”, esclareceu.

Diretor de Cultura local, o artista Cássio Campos destacou o trabalho da agremiação. “Foi emocionante. Aproveito para agradecer aos integrantes da Folia de Reis Penitentes da Luz do Mundo por terem nos proporcionado momentos de conhecimento da tradição e valorização de nosso folclore popular”, declarou.

Nenhum comentário: