quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Comitê contra o Aedes aegypti faz primeira reunião de trabalho em Nova Friburgo

Na manhã de terça-feira, 10 de janeiro, a Secretaria de Saúde através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde realizou a primeira reunião de 2017 do Comitê Municipal de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, a fim de anunciar as ações previstas para os próximos dias no trabalho de enfrentamento ao vetor do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.


As reuniões do Comitê acontecem quinzenalmente e visam alinhar as iniciativas imediatas e a longo prazo que deverão ser desenvolvidas em conjunto com as demais secretarias municipais, na tentativa de diminuir a incidência do foco do mosquito.

Na oportunidade foram propostas medidas que já constam do cronograma da subsecretaria, além de outras que serão implementadas no decorrer dos próximos meses. A subsecretária Fabíola Braz Penna explicou que as iniciativas buscam unir forças dos diversos segmentos no combate ao vetor. “O nosso trabalho é permanente e próximo do verão ele é intensificado. Mas cada cidadão precisa ser um agente mobilizador, um agente de combate à endemia. Todos nós somos responsáveis e precisamos assumir o nosso papel. Qualquer local onde haja água limpa e parada pode ocasionar a proliferação do mosquito”.

O encontro serviu para definir imediatamente as estratégias para os dias 17, 18 e 19 de janeiro, que contemplarão o Centro da cidade, Conselheiro Paulino e Olaria, dando início às ações de conscientização e mobilização da sociedade. No primeiro, serão montadas tendas no espaço da antiga rodoviária urbana (Estação Livre), e nos demais, nas praças das localidades. O evento será realizado sempre das 9h às 12h.

Já no dia 26, será lançada a campanha “Deixa com a gente”, que começará pelo bairro Jardinlândia, diagnosticado pela equipe da Vigilância em Saúde como um dos locais que apresenta mais problemas com relação ao tema. Servidores da Secretaria de Serviços Públicos antecederão a visita dentro das demandas previamente indicadas com um mutirão de limpeza da área.

No final no mês de janeiro chegam à cidade os militares das Forças Armadas que contribuirão para fortalecer as ações aumentando o contingente. Esses deverão atuar até o mês de junho, inclusive, para dar continuidade ao projeto do governo federal “10 minutos salvam vidas”, que continua sendo parte do calendário de ações.

Segundo o prefeito Renato Bravo, que compareceu à reunião e contribuiu com várias sugestões, as mensagens educativas e de conscientização são absolutamente necessárias. “Sem união não vamos chegar a lugar nenhum. Temos de envolver a população, e pensar, juntos, nas estratégias. Prevenção é a palavra mestra.

Outras iniciativas ainda serão alinhadas posteriormente e divulgadas pela Prefeitura de Nova Friburgo.

As secretarias de Esporte, Agricultura, Meio Ambiente, Cultura, Educação e Defesa Civil também estiveram presentes com seus secretários e / ou representantes e serão parte atuante no trabalho efetivo e de divulgação da campanha.

Nenhum comentário: