quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Saúde adquire em caráter emergencial fitas de controle de glicemia

A Coordenação do Programa de Doenças Crônicas não transmissíveis informa que o desabastecimento de toda a rede em relação às fitas de controle de glicemia, desde maio do ano passado, levou o Comitê Gestor da Saúde encaminhar a aquisição dos insumos necessários, em caráter emergencial, de modo que brevemente haverá a regularização na distribuição.

Esse desabastecimento teve início a partir do processo 44871/15 e as repetidas impugnações no edital 022/2016.

O blog observa que desde 2015, os pacientes diabéticos de Nova Friburgo (confira matéria sobre o tema AQUI) vêm encontrando dificuldades pegar as fitas de glicemia. E isso não é favor nenhum da municipalidade, mas uma obrigação prevista na Lei Federal nº 11.347.

No entanto, muito mais do que obrigação da municipalidade, os gestores da saúde precisam ter mais humanidade, precisam ter mais compaixão pelo próximo. Tá certo que o governo Bravo se inicia agora e parece estar empenhado em resolver logo essa questão, de forma emergencial. Mas que isso não se torne prática comum, pois quem paga a conta é o lado mais fraco da história.

Quem tem diabetes precisa medir regularmente os níveis de açúcar do sangue, pois o controle da doença se faz dessa forma. Logo, a municipalidade não tem que esperar acabar as fitas para entrar com um processo, que não é ágil, para aquisição de novas fitas. O estoque está baixo? Solicita aquisição de mais insumos! Não precisa ser gênio para se chegar a essa conclusão. Ou precisa?

Nenhum comentário: