segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Sistema de alertas de chuvas de Nova Friburgo é destaque no programa A Voz do Brasil

Implantado em Nova Friburgo em novembro de 2011, o sistema de alerta via SMS tem sido um aliado e tanto da municipalidade na prevenção de desastres naturais. O governo federal anunciou que pretende ainda este ano colocar à disposição da população o mesmo serviço já utilizado aqui no município.

Sobre o assunto, o secretário de Defesa Civil, coronel João Paulo Mori, concedeu entrevista na sexta-feira, 20, ao programa de rádio A Voz do Brasil, quando esclareceu detalhes sobre a importância e eficiência do sistema de alerta via SMS.

Desde a implantação do sistema, em 2011, a Defesa Civil de Nova Friburgo já emitiu mais de 400 alertas à população friburguense. Mais de 12 mil aparelhos celulares estão cadastrados no programa, que emite quatro tipos de alerta: normalidade/vigilância, atenção, alerta e alerta máximo, quando há grande volume de chuva e elevado risco de desastres.

Nos quase seis anos de funcionamento do sistema, o estágio alerta máximo foi decretado apenas três vezes na cidade. Um grande exemplo da eficácia do sistema foi durante a chuva do dia 13 de dezembro de 2012, quando um escorregamento de rochas atingiu 50 casas no Loteamento Três Irmãos, no distrito de Conselheiro Paulino, sem fazer uma vítima sequer. Os moradores da região foram avisados via SMS sobre o risco de desastre e conseguiram evacuar a área antes do ocorrido.

Outra vantagem do sistema é que ele permite o envio dos alertas isoladamente para um bairro ou distrito da cidade, de acordo com o volume de chuva. Com isso, a Defesa Civil consegue atingir o público desejado sem alarmar o restante do município. O sistema também permite que sejam feitas campanhas, como de doação de sangue, combate à dengue, e outras.

SISTEMA DE ALERTA TAMBÉM CONTA COM SIRENES

Além do sistema de alerta via SMS, Nova Friburgo também conta com outra importante ferramenta na prevenção de desastres: as sirenes de alerta, instaladas nos bairros e distritos onde há áreas e encostas com risco de desabamento. O sistema era utilizado apenas para evacuação dos moradores, mas agora as sirenes também emitem um comunicado quando a cidade entra em alerta máximo.

Quem quiser receber os comunicados via SMS, basta se cadastrar no site:  www.alertaviacelular.com.br.

Nenhum comentário: