quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Estado emite nota técnica sobre febre amarela para tranquilizar cidadãos fluminenses

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro divulgou nota técnica sobre a febre amarela, objetivando tranquilizar os cidadãos fluminenses e reforçar que o Estado não é considerado uma região endêmica para febre amarela e que não há nenhum caso da doença nas últimas décadas.

A Região Sudeste foi recentemente afetada por focos da doença, com a confirmação de casos no Estado de São Paulo. Mais recentemente, no último dia 2 de janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais notificou a ocorrência de casos suspeitos de febre hemorrágica, a esclarecer em alguns municípios. Até o dia 17 de janeiro foram notificados 184 casos suspeitos, com 47 óbitos em 29 municípios. Destes, pelo menos dez apresentaram resultado preliminar positivo para febre amarela.

Apesar da situação tranquila do Estado do Rio de Janeiro, todos os municípios devem intensificar a vigilância por meio da notificação de todo evento suspeito (casos humanos e epizootias de primatas não humanos), visando a detecção precoce e a resposta coordenada dos serviços de saúde pública. Todos os casos devem ser notificados à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro em, no máximo, 24 horas.

Portanto, de acordo com as Normas Técnicas do Ministério da Saúde sobre febre amarela silvestre no Brasil, e em função do atual cenário epidemiológico, não há recomendação de vacinação indiscriminada da população do Estado do Rio de Janeiro. A vacina é indicada somente para indivíduos que viajarão para áreas com transmissão comprovada da doença ou para eventuais ações de bloqueio.

Pessoas que tenham programadas viagens para áreas endêmicas de febre amarela devem ser vacinadas com pelo menos dez dias de antecedência da viagem. As demais recomendações para vacinação contra febre amarela estão disponíveis nos documentos técnicos do Programa Nacional de Imunização.

Vacinação contra febre amarela em Nova Friburgo é feita na Policlínica do Suspiro

Em Nova Friburgo, a vacina contra febre amarela está sendo aplicada às quartas-feiras, das 13h às 17h, na Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. 

A vacinação só está sendo feita na unidade porque, além de ser um protocolo nacional para este tipo de vacina, assim como a BCG, a logística de imunização da febre amarela dificulta a descentralização e, como Nova Friburgo não é uma área considerada endêmica, não há necessidade de maior mobilização.

Só neste mês de janeiro o município imunizou cerca de 500 pessoas. 

Quem NÃO pode tomar a vacina?

A Secretaria de Saúde reforça que NÃO podem tomar a vacina contra a febre amarela: gestantes, mulheres que estejam amamentando, portadores do vírus HIV, pacientes com neoplasia, imunodeprimidos e pacientes que usam corticoides em doses elevadas. Idosos também não devem tomar a vacina, exceto quando indicada por um médico.

Os sintomas da febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. No ciclo silvestre, os transmissores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes na América.


Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ser evidenciados: icterícia, insuficiência hepática, insuficiência renal e manifestações hemorrágicas.

Nenhum comentário: